COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Não dá para ficar no passado. É preciso inovar para vender mais

 Com novas estratégias é possível aumentar as vendas

Foto ilustrativa: Freepik)

Em tempos de incertezas e indefinições como estamos atravessando agora, a maioria dos lojistas está buscando alternativas para aumentar as vendas, manter a sustentabilidade do negócio e pelo menos chegar mais perto das metas estabelecidas.

E o que eu tenho notado com uma certa frequência são empresas que, mesmo com um número de clientes consolidado, ainda encontram desafios para atingir novas marcas de receita. Isso acontece porque muitos lojistas ainda continuam batendo na mesma tecla e utilizando as mesmas estratégias de crescimento.

Para que as vendas atinjam novos patamares, é preciso criar estratégias robustas, diferentes das usadas anteriormente, guiando a marca para outro nível. E o mais importante é que isso pode ser feito sem grandes investimentos.

O primeiro passo é conhecer bem o perfil dos clientes. E conhecer o perfil engloba os gostos, comportamentos, emoções e outras características que possam ajudar a entender como as pessoas se comportam na tomada de decisão de compra. Isso vai ajudar a abordar o cliente de uma forma mais eficaz.

Outro item importante para atrair consumidores e vender mais é descobrir quais são os produtos mais vendidos e saber qual o peso de cada mercadoria no faturamento. Neste caso, um bom controle de estoque oferecerá uma visão dos produtos mais consumidos e ajudará, inclusive, a identificar possíveis variações sazonais. Além disso, um bom controle de estoque também evita problemas que impactam o fluxo de caixa, como por exemplo, a falta de produtos que apresentam boa saída ou o excesso de mercadorias encalhadas.

No varejo, a sazonalidade das vendas é um dos fatores que ajuda bastante a aumentar as vendas. Como o lojista pode tirar proveito em datas ou períodos específicos?

A sazonalidade no varejo corresponde às flutuações regulares dos padrões de compra ao longo do ano. Dependendo do ramo de atuação, isso pode variar bastante. Por exemplo, uma sorveteria é mais afetada pelas estações do ano do que uma livraria. No entanto, a livraria é impactada por outras variações sazonais, como a volta às aulas.

Portanto, quem tem uma loja já funcionando há algum tempo, deve levantar os dados dos anos anteriores. Porém, quem está dando os primeiros passos agora, é interessante pesquisar estatísticas do mercado e contar com alguma ferramenta que mostre o desempenho de negócios concorrentes e similares ao seu. Por fim, outras dicas para aumentar as vendas são utilizar melhor o espaço físico das lojas; deixar que os clientes toquem nas mercadorias; oferecer diversas opções de pagamento e investir numa boa vitrine. Aliás, segundo aponta uma pesquisa do Sebrae,  80% das decisões de compra acontecem na vitrine e as trocas constantes de produtos nesse espaço podem aumentar as vendas em até 25%.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin