COLUNAS

Colunistas // Fabrizio Reusing

Avatar

Colaboradores descontentes produzem menos

 Cultura organizacional impacta na produtividade

Foto: Freepik

A produtividade é uma das maiores preocupações dentro das empresas, isso porque ela influencia não só na realização das demandas, como também na performance dos colaboradores e no alcance das metas e objetivos das companhias.

 Empresas que registram alta produtividade se tornam mais competitivas, se destacam no mercado, garantindo a atração de talentos e, consequentemente, a diminuição da rotatividade.

E um dos itens fundamentais para que as empresas consigam obter altos índices de produtividade é ter uma cultura organizacional positiva. Afinal de contas, é a cultura organizacional que vai ditar o ambiente e o tipo de trabalho estabelecido em um negócio. 

Quando ela é bem desenvolvida e pautada em aspectos que realmente façam sentido para o negócio, a cultura organizacional é capaz de impulsionar os resultados individuais e coletivos. Por outro lado, se não for bem trabalhada, pode afetar a produtividade e minar o senso de prioridade das equipes.

De que forma é possível construir uma cultura organizacional favorável para os negócios?

Alguns itens importantes, se implementados, certamente ajudarão as empresas a construírem uma cultura organizacional positiva.  O primeiro deles é investir em uma comunicação interna eficiente e democrática. Outro fator importante em relação à comunicação é que ela seja clara, principalmente em relação aos objetivos e metas. Além disso, é importante que os líderes se disponibilizem a gerar e a receber feedbacks a fim de incentivar o surgimento de novas ideias e de eventuais inovações.

O segundo item que não pode ser esquecido é incentivar o desenvolvimento individual. O que acontece hoje é que uma boa parte dos funcionários pede demissão pela falta de reconhecimento e valorização. Por isso, é importante criar um ambiente que seja favorável ao desenvolvimento individual, como forma de reconhecimento e investimento na força de trabalho.

Para isso, a empresa precisa investir em um bom plano de carreira e incentivar a busca pelo desenvolvimento individual. Aliás, esse é um aspecto que pode diferenciar a cultura organizacional da empresa e diminuir os índices de rotatividade.

Por fim, as empresas devem alinhar o desempenho das equipes aos objetivos estratégicos. Um grande erro cometido pelas empresas é implantar avaliações apenas por questões técnicas relativas à execução das atividades. Para fortalecer a cultura empresarial é importante que também sejam abordadas questões estratégicas que auxiliem a tomada de decisões que realmente façam diferença no dia a dia de trabalho.

Ouça a coluna em áudio:

Avatar

Fabrizio Reusing