Política

Detalhes sobre o metrô de Curitiba são apresentados

 Detalhes sobre o metrô de Curitiba são apresentados

Os detalhes sobre o metrô de Curitiba foram apresentados hoje à noite em uma audiência pública e teve protesto de estudantes. Integrantes do Movimento Passe Livre levaram cartazes, que foram recolhidos pela Guarda Municipal. Eles defendem que o custo da obra, de dois bilhões 330 milhões de reais, seria suficiente para financiar o passe livre para estudantes por pelo menos dois anos. Eles também pedem mais investimentos nos ônibus. O governo federal vai investir um bilhão de reais no metrô, a fundo perdido, sem necessidade de devolução. 430 milhões vem da Prefeitura e 300 milhões do governo estadual. O restante, 600 milhões, ficará a cargo do consórcio que vencer a licitação. A empresa ou as empresas vencedoras só vão receber a verba depois que a obra estiver pronta, em 2016 e terão o direito de explorar o sistema por 30 anos. O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, diz que a Prefeitura tem pressa em tirar o projeto do papel.

O pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a FIPE, Bruno Giovannetti, que apresentou o estudo econômico do metrô, diz que ele será bastante rentável ao consórcio que vencer a licitação.

Uma integrante do Movimento Passe Livre que prefere não ter o nome divulgado questiona a obra do metrô. Para ela, a Prefeitura deveria investir mais nos ônibus da capital.

Os detalhes sobre o metrô devem estar disponíveis amanhã (quarta) no site curitiba.pr.gov.br A população e as empresas interessadas no processo de licitação vão poder apresentar sugestões por 30 dias. A expectativa é que a licitação seja aberta em três meses e que as obras comecem no fim do ano. O metrô de Curitiba vai ligar a Cidade Industrial à Rua das Flores, em um trecho de 14,2 quilômetros. Serão três sistemas: elevado, túnel de baixa profundidade e túnel de grande profundidade. Pelo projeto, a caneleta do ônibus será desativada e vai dar lugar a um boulevard para pedestres e ciclistas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões