NacionalGeral

Dia Mundial da Osteoporose: especialista alerta para cuidados com doença

Condição atinge 40% das mulheres após a menopausa e 15% dos homens 50+

 Dia Mundial da Osteoporose: especialista alerta para cuidados com doença

Foto ilustrativa/Freepik

A Oesteoporose, doença que afeta os ossos, atinge 40% das mulheres após a menopausa e 15% dos homens acima de 50 anos. O dia 20 de Outubro é o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, que tem o objetivo de fazer um alerta sobre a doença que deixa os ossos frágeis e quebradiços. De acordo com a endocrinologista e pesquisadora na área de Osteoporose na Pró-Renal, Dra. Carolina Aguiar Moreira, a doença pode atingir todas as faixas etárias.

Veja mais:

A osteoporose pode ter causas primárias, relacionadas à pós-menopausa e ao envelhecimento, além das causas secundárias, que podem ser vinculadas ao uso de medicamentos, doenças renais, intestinais e cirurgia bariátrica, entre outras. As fraturas osteoporóticas, podem ocorrer em situações simples, como se virar na cama. Por isso, a médica alerta que além dos medicamentos, existem outros tratamentos que são fundamentais para a qualidade vida do paciente.

Sociedade Brasileira de Densitometria Óssea recomenda a realização do exame de densitometria óssea para homens saudáveis com mais de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos, sendo recomendado independentemente da idade.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Band News FM

Barragem no Rio Grande do Sul sofre rompimento parcial

Barragem no Rio Grande do Sul sofre rompimento parcial

O incidente aconteceu no município de Cotiporã, na Serra Gaúcha

Prazo para cadastro do MEI no DET é prorrogada

Prazo para cadastro do MEI no DET é prorrogada

Processo é obrigatório e caso não seja respeitado pode gerar multa de até R$ 2.080,91