ParanáGeral

Disque 181 recebeu mais de 45 mil denúncias até novembro

As ações resultaram ainda no fechamento de laboratórios

 Disque 181 recebeu mais de 45 mil denúncias até novembro

Foto: divulgação/ SESP

De janeiro a novembro de 2022, o Disque-Denúncia 181, recebeu mais de 45 mil denúncias. foram cerca de 134 registros diários, recebidos pelo telefone ou no site. Os números são da Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Estes contatos ajudaram na identificação de pontos de tráfico, locais de crimes, localização de foragidos da Justiça e resultaram em 1.064 prisões e apreensão de duas toneladas de entorpecentes, duas mil unidades de ecstasy e LSD, e ainda 331 armas de fogo e munições.

As ações geradas pelas denúncias anônimas resultaram ainda no fechamento de laboratórios e plantações de drogas, gerando grandes prejuízos ao crime organizado em várias localidades do Paraná. A maior parte das denúncias foi relacionada ao tráfico de drogas, com 15.866 registros (35%). Em segundo lugar, maus-tratos a animais domésticos, com 9.384 (21%), seguidos pelos crimes ambientais com 4.797 denúncias (11%).

Integram a lista de situações mais denunciadas no programa, o comércio ilegal ou tráfico de armas de fogo e munições, o uso de drogas, a violência contra crianças e adolescentes, a violência contra a pessoa idosa, a violência contra a mulher, informações sobre procurados da Justiça, e o porte ilegal de arma de fogo.

Segundo o chefe do Centro Integrado de Denúncias 181, major Edivan Fragoso, “as denúncias anônimas possuem riqueza de detalhes, o que possibilita uma resposta efetiva no combate à criminalidade. Elas dão subsídios às forças policiais para que possam atuar preventivamente e repressivamente”, disse. 

A missão do programa é coletar, processar, registrar e difundir informações relacionadas a crimes e dar o direcionamento adequado. O contato com as forças policiais pode ser feito de forma anônima e gratuita por telefone, discando 181, ou no site do Disque-Denúncia.

Amanda Yargas, com informações AEN

Avatar

amanda.yargas

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Manutenção do registro de forma auditável garante a segurança para empresas e empregados, dizem especialistas

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

A prevalência da condição na população paranaense é de quase 23%