Em dois anos, desmatamento atinge 2.151 hectares de floresta no Paraná

 Em dois anos, desmatamento atinge 2.151 hectares de floresta no Paraná

(Foto: divulgação/PMPR)

Uma área superior a 2.150 hectares de floresta foi desmatada no Paraná nos últimos dois anos. É o que revela pesquisa da SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A quantidade derrubada equivale, por exemplo, a 15 vezes o tamanho do Parque Barigui, em Curitiba.

Para o diretor de conhecimento da SOS Mata Atlântica, Luiz Fernando Guedes, o desmatamento vai além de afetar apenas o bioma destruído, ele impacta diretamente na vida de cada pessoa que habita as regiões.

O Paraná é o terceiro na lista dos que mais desmatam, atrás apenas de Minas Gerais e Bahia. A pesquisa revelou áreas de desmatamento em 439 cidades do país. Destas, 70 cidades ficam no Paraná – sendo a maioria na região centro-sul do estado.

Conforme a SOS Mata Atlântica, o levantamento foi realizado por meio de imagens de satélite, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Procurado pela reportagem, o Instituto Água e Terra (IAT) afirmou, em nota, que tem intensificado a fiscalização para coibir o desmatamento com o uso de tecnologias e estratégias.

Além disso, o Instituto informou que, somente no último mês, flagrou o corte ilegal de 406 hectares na região centro-sul do estado.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem