COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Neodent prevê expansão e comemora os 30 anos em Congresso

 Empresa curitibana se consolida como uma das melhores do mundo

(Divulgação)

A Neodent, empresa curitibana responsável por democratizar os implantes dentários no Brasil, está completando 30 anos e se consolida como uma das maiores e melhores do ramo no mundo.  E todo o seu desenvolvimento ao longo dessas três décadas está sendo resgatado durante o Neodent Congress, que começou ontem e prossegue até amanhã, na Universidade Positivo.

A empresa familiar que se tornou uma companhia global após a aquisição pelo grupo Straumann, tem como palavra de ordem o crescimento.  De acordo com informações que me foram passadas pelo CEO da Neodent, Matthias Schupp, a companhia tem ganhado mercados em todos os continentes. Atualmente está presente em mais de 89 países e o plano é continuar expandindo. O executivo me disse que os mercados da Ásia e da Oceania são considerados estratégicos para a visão de expansão da companhia. Mas, a Neodent também estuda a expansão para alguns países da América Central e outras regiões estratégicas.

Ainda sobre a expansão da empresa, o CEO da Neodent destaca que para que o crescimento aconteça, será necessário aumentar o time de colaboradores. Nesse sentido, tem investido e apoiado as comunidades do entorno de suas fábricas, com cursos de Mecânica Básica. Na Cidade Industrial de Curitiba, onde está instalada uma das fábricas, o desenvolvimento profissional da comunidade está sendo fomentado com a capacitação de moradores. 

Eu perguntei ao CEO da Neodent sobre os investimentos que a empresa vem realizando, principalmente na área de inovação. Matthias Schupp não fala em valores, mas me contou que existe uma contínua busca por desenvolvimento de novos produtos e soluções, investimentos em infraestrutura e também no desenvolvimento das equipes. Ele aponta como fundamentais a ampliação da capacidade produtiva em 2019, quando a Neodent abriu uma nova fábrica na Cidade Industrial de Curitiba e em 2022 quando lançou um implante em Zircônia, uma solução com grande apelo estético, para atender as demandas do mercado, que cada vez mais busca por soluções com materiais que garantam um aspecto natural. Ainda segundo o executivo, após cada inovação, já são iniciados estudos para outros produtos inovadores. Portanto, os investimentos são constantes, sempre na busca de soluções que vão ajudar a criar novos sorrisos em todo o mundo.

E quando se fala em preços, as novas tecnologias na área da odontologia, contribuíram para a redução dos gastos da população com implantes? 

Eu fiz essa pergunta ao CEO da Neodent e ele me explicou que, sem dúvida, as tecnologias fizeram com que os implantes se tornassem mais acessíveis para a população. Aliás, Neodent, que foi fundada por Geninho Thomé, em 1993, foi criada com a missão de auxiliar a democratização do acesso aos tratamentos odontológicos com implantes. No início da década de 90 era muito restrito o acesso a implantodontia, pois todos os implantes disponíveis eram importados, e os valores eram cobrados em dólar, o que por si só já encarecia e dificultava o acesso aos tratamentos e a uma saúde bucal adequada.

Neste sentido, a Neodent foi a pioneira neste tipo de solução no Brasil, de dentistas para dentistas, buscando ser uma parceira que oferece as melhores soluções para os pacientes.

Para concluir, nesses três dias de Congresso, a Neodent quer celebrar os seus 30 anos, mostrando o que há de melhor no mercado de implantodontia, mas sem esquecer de enaltecer aquilo que a trouxe até aqui, que é a sua história. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin