COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Empresários discutem a internacionalização dos negócios

Foto: Divulgação WTC

Mais de 800 empresários e executivos paranaenses estão reunidos desde ontem, no Campus da Indústria, em Curitiba, discutindo a internacionalização nas empresas do Paraná e as perspectivas de negócios, bem como a atração de novos investimentos para o Estado.   Organizado pelo World Trade Center Curitiba, o WTC, e pela Federação das Indústrias do Paraná, por meio da Gerência de Relações Internacionais, o Seminário de Negócios Internacionais prossegue durante todo o dia de hoje.

Eu conversei com a presidente do WTC Região Sul, Daniella Abreu, e ela me disse que o Paraná, no contexto nacional, é um estado bastante atraente para novos investimentos e o governo paranaense tem realizado um bom trabalho no sentido de divulgar a marca Paraná. 

Aliás, um dos temas abordados -ontem no seminário foi o Panorama dos negócios internacionais do Paraná, reunindo o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e o gerente de Relações Internacionais do Sistema Fiep, Higor Menezes. De acordo com Bekin, quando assumiu a gestão da Invest Paraná, decidiu incentivar a internacionalização dos negócios do estado, com a estratégia de lançar a marca do Paraná, que é a mais sustentável no ranking de competitividade dos estados brasileiros, sendo reconhecida inclusive pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE. 

Já para consolidar a ideia do Paraná como marca, o presidente da Invest Paraná explicou para os empresários presentes no seminário que foram realizadas 20 missões internacionais, resultando em mais de 124 redes de contatos. O Paraná é hoje o quarto maior importador do Brasil, fazendo negócios com 138 países.

As expectativas são bastante positivas. A presidente do WTC, Daniella Abreu, faz questão de destacar que o crescimento do evento desde 2021 evidencia o interesse pela internacionalização de negócios no Paraná. Ela ressalta que o evento ocupa pela primeira vez o auditório principal do Campus da Indústria, e que o papel do WTC é fazer pontes entre os estados da Região Sul e entre os mais de 320 escritórios da entidade pelo mundo. Vale lembrar também que este seminário começou em plena pandemia, em edição remota, unindo o WTC e a Fiep para incentivar o ambiente internacional de negócios das empresas paranaenses, que na época estava bastante complicado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin