ParanáGeral

Expectativa de vida aumenta para 78,5 anos no Paraná

Com o censo populacional defasado, os dados ainda não consideram a pandemia do coronavírus

 Expectativa de vida aumenta para 78,5 anos no Paraná

Foto: Jonathan Campos/AEN

Dados divulgados pelo IBGE apontam que a expectativa de vida aumentou no Paraná. Para a população geral, o indicador passou de 78,2 anos, em 2020, para 78,5 anos, em 2021.

A longevidade esperada é maior entre as mulheres do que entre os homens. A expectativa de vida das mulheres paranaenses é de 81,9 anos. Entre os homens, a expectativa a partir do nascimento é de 78,5 anos.

Como o censo populacional ainda está em andamento, a estimativa ainda não considera a pandemia de coronavírus no cálculo final.

Segundo o IBGE, o índice de saúde e qualidade de vida no Paraná é maior do que a média nacional, que também aumentou no período. No Brasil, a expectativa de vida passou de 76,8 anos, em 2020, para 77 anos, em 2021.

O indicador paranaense também é maior do que o registrado em outras três regiões brasileiras: Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O IBGE calcula a expectativa de vida no Brasil desde 1999, por meio de projeções populacionais, baseadas nos dados dos censos demográficos. O último censo completo foi realizado em 2010 e está defasado, por isso os números podem sofrer variações incorretas.

O instituto realiza neste ano um novo levantamento populacional, que deve auxiliar municípios, estados e a União a desenvolverem políticas públicas mais eficientes, baseadas em dados mais precisos.

Apesar da pandemia, segundo o relatório do IBGE, a expectativa de vida no Paraná deve ultrapassar a faixa de 80 anos até o final da década. Em 2028, a longevidade média no estado deve superar os 80 anos.

Avatar

angelo.sfair

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Outras medidas devem ser adotadas para melhorar a vida marinha na região

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

Candidatos já podem acessar o cartão de confirmação, liberado nesta quinta-feira (25)

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Cão foi baleado pelo tutor que foi preso por maus tratos e outros crimes