COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Ibef Paraná divulga vencedores do Prêmio Equilibrista

Foto: Divulgação Ibef Paraná

O Prêmio Equilibrista que é considerado o Oscar do setor financeiro e um reconhecimento ao trabalho dos executivos que se destacaram ao longo do ano com implementações e estratégias que levaram a empresa a outros patamares, já tem os vencedores de 2023.

A ganhadora da 38ª edição do Prêmio Equilibrista conferido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná é a diretora financeira da WAP, Bruna Haddad. Já os executivos André Lissner, que é o diretor financeiro da Farmácia e Drogaria Nissei S.A e José Roberto Scheller Jr, diretor financeiro da Helisul, vão receber o reconhecimento como Destaque em Finanças. Na categoria Revelação, o vencedor deste ano é o gerente de Controladoria, Contabilidade e Tributos do Grupo Positivo, Marco Pitta. A premiação será realizada no dia 19 de outubro próximo, às 18h30, no Castelo do Batel.

Segundo o presidente do Ibef Paraná, Ricardo Pereira, nos últimos anos, o que se tem visto é a resiliência dos executivos financeiros em driblar as adversidades do cenário econômico. Na edição de 2023, os finalistas do prêmio Equilibrista trouxeram resultados que já estão se refletindo de maneira positiva nas empresas onde trabalham e na economia do estado como um todo.

Eu conversei ontem à tarde com a vencedora de 2023, a executiva Bruna Haddad, que teve o mérito por liderar a transformação completa da indústria WAP, começando pela mudança de cultura até o modelo de negócios. Com muita coragem, ela colocou em prática um plano completo de reestruturação, que passou por bancos, crédito, fornecedores, clientes, produtos e canais, conseguindo multiplicar a receita da empresa em dez vezes.

Bruna Haddad está há 10 anos na WAP e é uma das responsáveis pela mudança total da empresa, com sede em São José dos Pinhais. A executiva de 34 anos teve que administrar muitas crises neste período. Logo que foi contratada, o País enfrentou uma das suas piores crises hídricas e a WAP tinha apenas uma linha de produção que era a de lavadora de alta pressão, equipamento este que estava proibido de ser utilizado devido à falta de água. 

Em fevereiro de 2016, a WAP recorreu à recuperação judicial e tinha um modelo de negócio fadado ao fracasso. Resumidamente, a jovem executiva colocou seu plano em prática. Com poucos recursos, construiu uma nova cultura de dados e partiu para a diversificação de produtos e vendas 100% online.

A indústria conseguiu sair bem da recuperação judicial no primeiro semestre de 2020, e a pandemia que para muitos setores foi um grande pesadelo, acabou favorecendo a WAP em função de que as vendas pela internet estouraram. Só nos últimos três anos, a indústria que até 2015 produzia lavadoras de alta pressão, lançou nada menos do que 300 novos produtos, mas continua sendo líder em market share com as lavadoras de alta pressão.

Para este ano, Bruna Haddad me contou que a empresa deve crescer 40%, acima dos 30% projetados inicialmente e continuará fazendo novos lançamentos. O segredo para o sucesso de qualquer empresa, na sua opinião, é fazer adaptações e falar a língua dos consumidores.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin