Política

Investigada na Operação Pecúlio é novamente considerada vereadora mas segue afastada das atividades

A vereadora Anice Gazzaoui, do Podemos de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, teve a cassação suspensa pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Ela é ré na Operação Pecúlio e responde pelos crimes de corrupção passiva e fraude a licitação. A decisão, em caráter liminar, é assinada pelo desembargador Xisto Pereira e foi proferida nessa quinta-feira (8).

Na avaliação do magistrado, o processo que levou à perda do mandato pela política foi ilegal e, agora, ela volta a ser parlamentar perante a lei, mas segue afastada das atividades por causa de medidas restritivas impostas pela Justiça Federal no ano passado. Quem explica é Thaise Mattar Assad, advogada de Anice.

Anice foi presa em dezembro de 2016, na 5ª fase da Operação Pecúlio, da Polícia Federal, batizada de Nipoti, e nem chegou a assumir o cargo na segunda legislatura.

Ela deixou a prisão em fevereiro de 2017 e responde ao processo em liberdade, mas hoje quem ocupa a cadeira da parlamentar é Adenildo Rodrigues, conhecido como Kako, também do Podemos, suplente dela na Câmara Municipal.

Em janeiro deste ano, o vereador Edílio Dall’Agnol, do PSC, conseguiu uma liminar semelhante. Ele também continua afastado do Legislativo por ordem da Justiça Federal, que proíbe os investigados de acessar as dependências da Câmara e da Prefeitura de Foz e de manter contato com membros da Casa e do Executivo.

No caso de Anice, o desembargador entendeu que o processo de cassação foi ilegal porque excedeu o prazo de 90 dias corridos. A Câmara afirmava que o prazo era de 90 dias úteis.

A Operação Pecúlio investiga uma série de desvios de dinheiro público no Paraná. A primeira fase foi deflagrada em 19 de abril de 2015 e 12 dos 15 investigados foram presos em dezembro de 2016, suspeitos de receber propina. A apuração indica que que os valores de contratos e licitações da Prefeitura Municipal eram superfaturados por meio de fraudes nas medições das obras.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Político do PP alcança 48% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços