ParanáGeral

Juiz Eduardo Appio é afastado pelo TRF4

O afastamento não é definitivo

 Juiz Eduardo Appio é afastado pelo TRF4

(Arquivo: Justiça Federal)

TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4.ª Região), com sede em Porto Alegre, decidiu afastar, na noite desta segunda-feira (22), o juiz federal Eduardo Appioda 13.ª Vara Federal de Curitiba.

Dessa forma, por consequência, o tribunal de segunda instância retira das mãos do juiz os processos relacionados à Operação Lava Jato. Nos últimos meses, Appio havia retomado o andamento de processos antigos e reformado decisões do ex-juiz Sergio Moro.

O afastamento não é definitivo. Por se tratar de uma medida cautelar, Eduardo Appio terá um prazo de 15 dias para apresentar a defesa prévia.

Veja mais:

A decisão do TRF4 atende a um pedido do desembargador Marcelo Malucelli. A alegação é de que Appio extrapolou os limites da função ao ligar, fora do horário de expediente, para o filho do magistrado.

A intenção era confirmar o parentesco entre eles, uma vez que o filho do desembargador teria ligações com o senador Sergio Moro (União). João Eduardo Malucelli seria sócio do ex-juiz federal em um escritório de advocacia sediado em Curitiba.

O parlamentar, que até 2018 era o juiz responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, foi acusado de extorsão pelo advogado Rodrigo Tacla Duran. O desembargador, por sua vez, teria atuado em benefício do Moro ao publicar decisões desfavoráveis a Tacla Duran.

Informações: Angelo Sfair

Avatar

lorena.pelanda

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

A Vacina oral será substituída pela injetável seguindo recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico