COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Desafio é ainda maior se a marca é nova ou o produto é inovador

 Lançar um produto exige planejamento e marketing eficiente

Foto ilustrativa: Freepik

Lançar um novo produto no mercado é um grande desafio. E o desafio é ainda maior se a marca é nova ou desconhecida, ou então, quando o conceito do produto é inovador e não possui concorrentes para que os consumidores possam fazer comparações. 

E mesmo que a empresa seja forte, consolidada e tenha produtos bem aceitos pelos consumidores, o lançamento de qualquer produto deve contar com um bom planejamento e uma estratégia de marketing eficiente.

Para as empresas que estão programando o lançamento de produtos para o segundo semestre do ano algumas medidas devem ser tomadas. A primeira delas é realizar uma pesquisa de mercado para entender qual é a demanda pelo produto, principalmente se ele não está disponível no mercado.

Agora, se um produto similar já é vendido pelos concorrentes, a empresa deve desenvolver formas de se destacar, levando mais benefícios para o seu público consumidor. 

Outra etapa muito importante que antecede o lançamento de um produto é o planejamento. Portanto, a empresa deve pensar em todas as ações antes, durante e após o lançamento efetivo, como campanhas de marketing e como atingir seu público-alvo.

Muitas empresas apostam no marketing do pré-lançamento, ou seja, divulgam para o mercado que o produto será lançado em breve, apresentam prévias com imagens e até mesmo fazem demonstrações de como utilizar o produto. Aliás, esta é a estratégia mais eficaz, que também pode ser usada nas redes sociais ou por um bom trabalho de assessoria de imprensa.  Outra ferramenta eficaz para lançar um produto é o e-mail marketing, que pode ser feita por meio da criação de campanhas personalizadas para bases segmentadas. 

Como as empresas fazem para determinar o preço de um produto que será lançado no mercado?

A precificação é um passo importante para garantir o sucesso do lançamento de um produto. Afinal, o consumidor deve estar disposto a pagar pelo preço estabelecido, para que as vendas, de fato, aconteçam.

Por isso, é essencial levar em consideração os preços praticados pela concorrência, o valor agregado da solução e o perfil do cliente. Também devem ser calculados os custos diretos do produto, os gastos administrativos e as tributações do negócio, assim como a margem de lucro que a empresa deseja obter com a venda da mercadoria.

E mesmo após o lançamento, o trabalho ainda não terminou. Essa é a hora de analisar os indicadores de desempenho, como o retorno sobre o investimento realizado e ter os insights relevantes, já visando os próximos lançamentos.

Também vale a pena pedir o feedback dos clientes, para entender se o produto atendeu às expectativas e o que pode ser melhorado em todo o processo de planejamento e divulgação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin