ParanáGeral

Marcelo Arruda: Justiça inicia análise do processo antes de júri

Na avaliação do juiz, investigação apresentou indícios suficientes de autoria e materialidade do crime tipificado

 Marcelo Arruda: Justiça inicia análise do processo antes de júri

Imagem: Reprodução Redes Sociais

Após o recebimento da denúncia e tornar réu o policial penal Jorge Guaranho, a Justiça do Paraná inicia a análise do caso. Testemunhas devem ser ouvidas e provas juntadas ao processo. A etapa antecede a decisão do juiz Gustavo Arguello pelos crimes e qualificadoras as quais o policial será acusado em um futuro júri popular. Ao acolher a manifestação do MP, o magistrado apontou que “apesar de a jurisprudência majoritária dos tribunais superiores entender que a decisão de recebimento da denúncia não exige fundamentação, cumpre observar, de modo sucinto, que o caderno investigatório possui a presença de indícios suficientes de autoria e prova de materialidade do crime tipificado”. Guaranho tem 10 dias para oferecer, por escrito, respostas às acusações.

Responsável pela denúncia, o Ministério Público do Paraná (MPPR) informou que mesmo sem a conclusão de cinco laudos, entre eles – análise de vídeos de monitoramento, confronto balístico e perícia do celular de Guaranho – os resultados não foram imprescindíveis para o oferecimento da denúncia, que se não fosse feita no prazo, poderia acarretar inclusive na soltura do réu.

Segundo o promotor de justiça Tiago Lisboa, os laudos serão juntados ao processo e dependendo da relevância podem ser acrescentados a denúncia.

O crime aconteceu em 9 de julho, durante a comemoração do aniversário de 50 anos de Marcelo Arruda. Uma festa com decoração alusiva ao ex-presidente Lula e ao Partido dos Trabalhadores. Guaranho, teria tido acesso às câmeras do salão de festas e ido até o local para provocar os participantes. Ele e o aniversariante discutiram e mais tarde o policial penal federal retornou ao local, invadiu a festa e matou Arruda. Guaranho também foi atingido por tiros e está internado desde então. Ele estava na UTI e foi transferido ontem (quarta-feira, 20) para a enfermaria.

De acordo com o promotor de justiça Luís Marcelo Mafra, as provas e depoimentos colhidos até então permitiram que Guaranho fosse denunciado pelo crime de homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e por colocar a vida de terceiros em risco.

Os promotores reconhecerem que não há previsão legal para denunciar o réu por crimes políticos, porém, afirmaram que Guaranho agiu por motivo fútil decorrente de “preferências político-partidárias antagônicas”.

Na avaliação do colunista da BandNews FM, Rodrigo Haidar, o Ministério Público optou por englobar a potencial motivação política em agravantes que possam implicar em aumento de pena em uma eventual condenação.

Apesar de continuar hospitalizado, o MP informou que Jorge Guaranho, agora oficialmente réu no processo, está preso preventivamente. Quanto aos laudos pendentes, o Instituto de Criminalística do Paraná, informou que eles devem ser concluídos em dez dias.


Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Outras medidas devem ser adotadas para melhorar a vida marinha na região

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

Candidatos já podem acessar o cartão de confirmação, liberado nesta quinta-feira (25)

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Cão foi baleado pelo tutor que foi preso por maus tratos e outros crimes