COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Mercado náutico vive um dos melhores momentos

Foto: Divulgação

O mercado náutico está passando por um dos melhores momentos de toda a sua história. A demanda é tão grande, que dificilmente são encontradas embarcações para pronta entrega.

E ao contrário de vários setores que tiveram sérias dificuldades, o boom do mercado náutico começou com a pandemia, que fez com que muitos consumidores quisessem passar por uma experiência náutica. O mercado, que até bem pouco tempo era considerado de luxo, hoje, abrange vários tipos de público, que começa com uma pequena embarcação financiada com taxas especiais e depois vai trocando por outras maiores e mais luxuosas.

Eu conversei com o diretor de Marketing da Triton Yachts, Allan Cechelero, e ele me disse que o mercado náutico é bastante concorrido. Em todo o País são 20 indústrias que produzem os mais diversos tipos de barcos e lanchas. No Paraná, a Triton Yachts, com fábrica em São José dos Pinhais, é a única a produzir embarcações.

A empresa familiar começou há 39 anos fabricando buggy, depois caiaques, barcos de pesca e há 25 anos vem produzindo barcos de passeio para o mercado interno e 40% da sua produção está voltada para as exportações.

Cechelero me contou que a Triton Yachts vem fabricando uma média de 50 a 60 barcos por ano. Ao contrário da indústria automotiva, a produção náutica é feita de forma artesanal. A fábrica de São José dos Pinhais conta com 100 colaboradores. 

Em São Paulo está sendo realizado o maior evento náutico da América Latina, que é a vigésima sexta edição do São Paulo Boat Show. O Paraná está representado pela Triton Yachts, que promete surpreender os visitantes com modelos de embarcações e novidades.  Entre as grandes atrações deste ano, estão dois lançamentos. São lanchas de 34 e 41 pés e que estarão disponíveis pela primeira vez para visitação.

O diretor de Marketing da Triton também faz questão de ressaltar que os modelos deverão surpreender os consumidores nacionais e internacionais pelo design inovador e arrojado que priorizam o aproveitamento de espaços a bordo para melhor conforto, circulação e iluminação. A empresa paranaense também estará comercializando nesta feira outros quatro modelos de lanchas e tem expectativas bastante positivas para o fechamento de negócios.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin