COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Multinacional em Curitiba investe em tecnologia inédita no país

Foad Shaikhzadeh, CEO da Furukawa Latam / Foto: Divulgação

Ao completar 50 anos no Brasil, a multinacional japonesa, Furukawa Eletric, que tem sua matriz em Curitiba, está investindo mais de R$ 30 milhões para produzir novas tecnologias de fibra óptica, que até então eram fabricadas apenas no Japão e nos Estados Unidos.

A empresa também está inaugurando hoje, uma nova planta industrial, a Furukawa Industrial Optoeletrônica (FIO), que fica anexa à sua fábrica localizada na Cidade Industrial de Curitiba. A FIO, como vem sendo chamada, é um empreendimento sustentável, que gera a própria energia elétrica por meio de mais de 700 painéis solares. A indústria concentrará a produção de conectividade óptica e soluções de última geração para redes neutras e multisserviços, incluindo 5G, e para datacenters.

Ao falar, agora há pouco, durante a inauguração da nova unidade, o CEO da Furukawa Electric Latam, o executivo Foad Shaikhzadeh, lembrou que a companhia, que está em Curitiba desde 1974, passou de fabricante de cabos a desenvolvedora de soluções inovadoras. Segundo ele, entender a demanda futura do mercado local e trazer a solução no momento presente, estando sempre um passo à frente da necessidade dos clientes, é a forma que a indústria encontrou para crescer.

Em relação à inauguração da linha de produção de cabos com tecnologia de fibras ópticas, denominada de Rollable Ribbon, o CEO da Furokawa explica que é inédita no país e se caracteriza como o cabo mais compacto e flexível, que permite mais alta densidade, isto é, mais fibras no mesmo espaço.

Outra inovação já em produção na planta de Curitiba é a solução InvisiLight, específica para instalação de fibra óptica dentro de imóveis residenciais ou corporativos, que tem como diferenciais a facilidade de instalação e o visual discreto, ou invisível. Com essas características, a tecnologia é perfeita para condomínios verticais ou hotéis, por exemplo, especialmente para uso em áreas comuns, como corredores, onde há dificuldades de acesso às unidades por meio de conduítes. Também é uma excelente aplicação para distribuição de fibra óptica até os cômodos das residências dos usuários.

A grande vantagem dessa solução é que ela não necessita de uma infraestrutura específica, levando a fibra cada vez mais perto do cliente, para que ele tenha a melhor experiência possível, sem a necessidade de obras civis no ambiente e obtendo, além da redução do tempo de instalação, menor latência quando comparada com a solução wifi. Outra vantagem da solução é que ela possibilita maiores velocidades da internet.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin