ParanáGeral

Operação combate o comércio ilegal de vinho na fronteira

O foco é a região da fronteira entre o Brasil e a Argentina

 Operação combate o comércio ilegal de vinho na fronteira

Foto: Reprodução

A Receita Federal realiza hoje (14) uma operação de combate ao comércio ilegal de vinho. O foco é a região da fronteira entre o Brasil e a Argentina, no Paraná e em Santa Catarina. No Paraná os agentes estão nos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão. A ação acontece em parceria com apoio de autoridades fiscais e aduaneiras do país vizinho e conta ainda com a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Civil, conforme explica o agente tributário e aduaneiro da Receita Federal na Argentina, Leonardo Macedo.

A segunda fase da Operação Dionísio mira a importação ilegal de bebidas alcóolicas, a sonegação de impostos e a concorrência desleal. Segundo o chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal no PR e SC, auditor-fiscal Tsuyoshi Ueda, o objetivo é desarticular a ação de organizações criminosas que atuam na fronteira.

Segundo a Receita Federal, a apreensão de vinhos na fronteira com a Argentina tem crescido ano após anos. Em 2018, foram interceptadas 45 mil garrafas. No ano seguinte, foram 595 mil. Em 2022, a Receita tem focado as ações de fiscalização em depósitos, lojas, transportadoras e agências de correio. Foram apreendidas até o momento 113 mil garrafas, com valor estimado em mais de R$ 9 milhões. O delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, Santa Catarina, auditor-fiscal Mark Tollemache, ressalta que só no mês de agosto foram recolhidas cerca de 30 mil garrafas de vinho, um recorde para o período.

Os alvos são selecionados com base em dados coletados durante as investigações. Na operação de hoje não houve prisões. A Receita Federal ainda não informou os dados referentes às apreensões desta quarta-feira. 

Reportagem Vanessa Fontanella e Angelo Sfair

Avatar

carolina.genez

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Outras medidas devem ser adotadas para melhorar a vida marinha na região

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

Candidatos já podem acessar o cartão de confirmação, liberado nesta quinta-feira (25)

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Cão foi baleado pelo tutor que foi preso por maus tratos e outros crimes