Paraná cria Departamento de Polícia Penal para administrar a população carcerária

 Paraná cria Departamento de Polícia Penal para administrar a população carcerária

Foto: SESP

Foto: SESP

O Paraná criou o Departamento de Polícia Penal para administrar a população carcerária. Com isso, o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) foi transformado em Departamento de Polícia Penal (Deppen), ampliando o poder de fiscalização do grupo operacional. A iniciativa atende à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), do Poder Executivo, que foi aprovada pela Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta quarta-feira (27).

Agora as questões relativas ao sistema prisional são de responsabilidade da Polícia Penal, que passa a ser parte integrante dos órgãos de Segurança Pública.

Com a alteração na legislação, o Departamento de Polícia Penal fica responsável pelas questões relativas aos presos no Estado do Paraná, com atos de gestão, fiscalização, controle e segurança de unidades penais, além da fiscalização do cumprimento das medidas alternativas à prisão, como o monitoramento eletrônico por meio de tornozeleiras. O ingresso no quadro de servidores do órgão vai ser feito, exclusivamente, por meio de concurso público.

De acordo com a Alep, a medida não vai trazer aumento de despesas para o Estado e vai ao encontro da retirada de presos sob a alçada da Polícia Civil, há poucos meses, estancando uma dívida histórica com outra corporação.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem