ParanáGeral

Paraná é o 3º estado que mais desmata Mata Atlântica

Segundo SOS Mata Atlântica em um ano foram desmatados 2.883 hectares no estado

 Paraná é o 3º estado que mais desmata Mata Atlântica

Foto: Zigh Koch

O Paraná está entre os três estados do país que mais desmata a Mata Atlântica. Entre os meses de outubro de 2021 e de 2022 foram desmatados mais de 2.800 (2.883) hectares no estado. Os dados são da Nova edição do Atlas da Mata Atlântica, estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Além do mapeamento, a SOS Mata Atlântica realizou um sobrevoo em áreas de mata no Paraná, estado que segundo a fundação tem importantes florestas de araucárias, e nos últimos anos aparece entre os que mais devastam o bioma. Os sobrevoos mostram um padrão de desmatamentos menores, porém persistentes, na região.

Veja mais:

No Brasil, em um ano, foram desmatados mais de 20 mil hectares do bioma, o que corresponde a mais de 20 mil campos de futebol. Cinco estados acumulam 91% do desflorestamento. São eles: Minas Gerais (7.456 ha), Bahia (5.719 ha), Paraná (2.883 ha), Mato Grosso do Sul (1.115 ha) e Santa Catarina (1.041 ha). O bioma Mata Atlântica é lar de quase 70% da população e responde por cerca de 80% da economia do Brasil, além de produzir 50% dos alimentos consumidos no país.

Ainda de acordo com o estudo, 0,9% das perdas se deram em áreas protegidas, enquanto 73% ocorreram em terras privadas, o que reforça  que a destruição das florestas acontece para dar lugar a pastagens e culturas agrícolas. A especulação imobiliária, nas proximidades das grandes cidades e no litoral, também é apontada como outra causa.

Um dos objetivos do estudo anual é que os municípios, inseridos nos limites da Lei da Mata Atlântica, possam organizar estratégias para conscientizar a população e realizar políticas para o monitoramento da vegetação natural.

Informações: Francine Lopes

Avatar

Jessica de Holanda

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico

Chefe do PCC no Paraguai é preso no Paraná

Chefe do PCC no Paraguai é preso no Paraná

Policiais do BPFron prenderam Nelson Amarilla, conhecido como 'Norteño'. Contra ele existiam três mandados de

Semana começa com tempo firme e termômetros acima dos 30ºC

Semana começa com tempo firme e termômetros acima dos 30ºC

Sol aparece na maior parte das regiões do estado nesta segunda-feira