ParanáGeral

Paraná lidera reciclagem de latas de aço no país

Na maioria das vezes, o material vem de latas de tintas

 Paraná lidera reciclagem de latas de aço no país

Foto: Divulgação Tintas Verginia

O Paraná é o estado que mais recicla latas de aço no país. São quase cinco mil toneladas do material recolhidas entre abril e junho deste ano e coloca o Estado na frente de São Paulo e Pernambuco. A conscientização da população é apontada como um dos principais motivos do bom resultado paranaense. Na maioria das vezes, o material vem de latas de tintas, que são destinadas para o reaproveitando, de acordo com um levantamento da Prolata, uma associação sem fins lucrativos, que promove a logística reversa. Em todo o país, só no segundo trimestre, foram mais de 17 mil toneladas de aço recolhidas. Criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), a Prolata tem como objetivo permitir que as latas sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas. Atualmente, a parceria conta com 70 cooperativas, em 18 estados, totalizando 1.761 cooperados. Somente no Paraná, são 18 cooperativas parceiras da Prolata. De acordo com a presidente da Abeaço e coordenadora da Prolata, Thais Fagury, a reutilização do material segue algumas iniciativas, como as que surgiram na Alemanha e na Suécia. 

Ela afirma que após o recolhimento do material, ele é direcionado e transformado em um novo aço. Nada se perde durante o processo.

São três frentes diferentes.

Mas o consumidor também deve fazer a sua parte. A Tintas Verginia, uma das maiores redes de tintas do Paraná, criou há três anos o projeto Coleta Colorida. De acordo com o diretor geral, Eduardo Bathke, nele, o consumidor pode entregar latas vazias, que muitas vezes seriam jogadas no lixo convencional.

Só em 2022, a empresa já reciclou 92 toneladas de aço e plástico. Os materiais para serem reciclados também são disputados nas ruas da cidade. O presidente de uma associação dos catadores de materiais recicláveis de Curitiba, Dirceu da Silva, diz que a pandemia fez aumentar o interesse pela reciclagem, principalmente de quem perdeu o emprego no período.

A presidente da Abeaço reforça que adesão de catadores aumentou.

Uma das vantagens da lata de aço está na facilidade de separação na hora da reciclagem. A meta da Prolata é ainda mais otimista e pretende reaproveitar mais de 60 mil toneladas de latas de aço após o consumo. Para isso, a entidade investe na implantação de mais pontos de recebimentos. Atualmente, são 221 pontos em todo o país.

Ouça a reportagem especial:

Reportagem Lorena Pelanda

Avatar

carolina.genez

Velório de dois atletas será realizado no Couto Pereira

Velório de dois atletas será realizado no Couto Pereira

Corpo de Lucas Barros será levado para Goiânia (GO)

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

‘Poderia ser muito pior’, diz um dos atletas

‘Poderia ser muito pior’, diz um dos atletas

Sobrevivente falou como foram minutos que antecederam acidente com mortes no Rio de Janeiro

Amigos, familiares e jogadores participam de vigília no Croco Stadium

Amigos, familiares e jogadores participam de vigília no Croco Stadium

Delegação do time de futebol americano foi vítima de um grave acidente neste sábado (21)