Parceria cria memorial para cães mortos da PM e do Corpo de Bombeiros

 Parceria cria memorial para cães mortos da PM e do Corpo de Bombeiros

Foto: Sd Priscilla Carvalho/ Policia Civil)

(Foto: Sd Priscilla Carvalho/ Policia Militar)

Os cães da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros têm agora um local especial de homenagens ao fim da vida. Uma parceria entre a corporação e o crematório Pet World, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba oferece o serviço de cremação dos animais e a inclusão do nome do cão em um monumento. O projeto vinha sendo discutido desde 2015 – de lá pra cá 2 animais foram a ser cremados no local. Agora, com a efetivação da parceria, a ideia é que a despedida dos companheiros seja ainda mais cheia de simbolismos e homenagens.

É o que explica o capitão Gustavo Zancan, da Companhia de Operações com Cães (COC), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Em todo o Paraná, atualmente, cerca de 160 cães fazem parte da Companhia. Eles atuam em resgates, operações de fiscalização em busca de produtos ilegais, patrulhamento, com auxílio na imobilização de suspeitos e captura de fugitivos. Em geral, eles se aposentam das ações depois de um tempo de vida e se mantêm em atividades mais leves, como terapias.

Segundo o capitão, até então, depois da morte, os animais eram enterrados pelos próprios soldados, companheiros de farda.

A proprietária do estabelecimento, Leia Consani Penner conta que a ideia da parceria surgiu depois de uma conversa com um major da PM, em que ela percebeu que não havia um destino certo para os animais depois da morte. Por isso, resolveu colocar o serviço da empresa à disposição.

No monumento, há um mosaico de um policial e um cachorro com flores em volta, inspirado em uma foto real de um soldado ao lado do cão. Há também uma oração pedindo proteção não só para os cachorros, mas também para os policiais e bombeiros. Tanto a PM quanto o Corpo de Bombeiros acompanham os cães depois que eles se aposentam.

Os animais são encaminhados para adoção, mas muitas vezes são adotados pelos próprios agentes com quem trabalhavam. Quando os animais vão para um tutor civil, as condições de vida e saúde são acompanhadas pelas corporações.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: Sd Priscilla Carvalho/ Policia Militar)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem