ParanáGeral

Policiais de Guarapuava são investigados por mensagens na internet

Segundo a PM, 32 agentes teriam feito comentários desrespeitosos a superiores hierárquicos

 Policiais de Guarapuava são investigados por mensagens na internet

Foto: reprodução/PMPR (arquivo)

Um grupo de 32 policiais que atuaram no combate a quadrilha que tentou roubar uma transportadora de valores em Guarapuava, na região central do Paraná, são investigados por má conduta. Segundo a Polícia Militar (PM), os oficiais, lotados no 16º Batalhão, teriam se alterado em um grupo de WhatsApp, após a morte do cabo Ricieri Chagas, e realizado comentários desrespeitosos a superiores hierárquicos. Em um documento enviado ao comando do 16º BPM no dia 29 de junho, foi informado que seria aberto um procedimento para avaliar a conduta de 32 policiais.

Nas mensagens compiladas na denúncia que motivou a abertura de inquérito, os policiais de Guarapuava lamentam a morte do colega e criticam as ações determinadas pelo comando no enfrentamento ao assalto. Em um dos trechos transcritos no processo, um policial diz: “Quem fala que existiu plano de contingência que carregue essa cruz e se explique para a família dele”. Na sequência, um outro oficial diz: “Podemos ser os próximos, porque o plano de contingência continua o mesmo”. Logo a conversa se transformou em críticas ao comando: “Quando mais precisamos, fomos abandonados. Deixaram irmãos de farda feridos, deixaram nossas famílias chorando em casa sem saber se voltaríamos. É uma mistura de ódio, raiva, tristeza, que, infelizmente, não trará ninguém de volta”.

Diante do inquérito, a Associação dos Praças do 16º BPM emitiu uma nota e afirmou que os comentários ocorreram no dia da morte do cabo Ricieri, movidos pela revolta. A associação ainda repudiou a denúncia, a qual classificou como injusta. Em nota, a Polícia Militar informou que o inquérito foi instaurado por “comentários desairosos e desrespeitosos, oriundos de aplicativo de mensagens” e que as “ações, comportamentos, posturas e atitudes como as que ensejaram a instauração deste IPM, ao mundo civil podem parecer absurdas, no entanto, ao Militar Estadual estão devidamente previstas na legislação peculiar”. Além disso, a corporação informou que após a conclusão do processo ele será remetido para Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual (VAJME), onde um representante do Ministério Público decidirá sobre o oferecimento ou não de denúncia ao Juízo competente.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Outras medidas devem ser adotadas para melhorar a vida marinha na região

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

Candidatos já podem acessar o cartão de confirmação, liberado nesta quinta-feira (25)

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Cão foi baleado pelo tutor que foi preso por maus tratos e outros crimes