ParanáCidades

Policial que matou tesoureiro do PT em Foz está internado

O guarda municipal Marcelo Arruda comemorava o aniversário com uma festa temática do PT

 Policial que matou tesoureiro do PT em Foz está internado

Reprodução/Arquivo pessoal

Está internado em estado grave o policial penal que matou um guarda municipal de Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, em um ato classificado pela Secretaria de Segurança Pública da cidade como “intolerância política”.

Marcelo Arruda era filiado ao Partido dos Trabalhadores e também trabalhava como tesoureiro da legenda. Ele comemorava o aniversário de 50 anos, na noite deste sábado (9), quando foi morto a tiros.

De acordo com testemunhas e com a Polícia Civil, Jorge da Rocha Guaranho, que não tinha sido convidado, se apresentava como apoiador de Jair Bolsonaro. Ele foi até o local da festa e ameaçou atirar nos participantes. A decoração do aniversário contava com imagens do ex-presidente Lula e bandeiras do PT.

Uma testemunha ouvida pela BandNews FM, que preferiu não ser identificada, afirma que o policial penal Jorge Guaranho passou de carro em frente ao salão onde acontecia a festa e ameaçou os participantes:

O filho do guarda municipal assassinado conta que o pai era atuante na política. Como líder sindical, a vítima estava envolvida em discussões sobre direitos trabalhistas.

No entanto, segundo Leonardo Miranda de Arruda, os debates aconteciam na Câmara Municipal, nos sindicatos ou nas redes sociais. O filho diz que Marcelo não tinha inimigos declarados:

Ao contrário do que havia sido informado inicialmente pela Polícia Civil do Paraná, o policial bolsonarista sobreviveu. Neste domingo (10), ele permanecia internado em estado grave.

Em coletiva de imprensa, a delegada Iane Cardoso, responsável pela Divisão de Homicídios, afirmou que câmeras de segurança registraram a ação e o momento em que agente penal chega ao local:

Imagens das câmeras do salão de festas mostram que Marcelo Arruda recebeu um tiro na perna e caiu, momento em que o atirador entra no local e dispara novamente. O guarda municipal, já caído, reage e também atinge José Guaranho.

Em entrevista à BandNews FM, o secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Marcos Antônio Jhanke, classificou o caso como “intolerância política”:

O secretário pontuou que, um dia antes da festa, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da articulação política de Marcelo Arruda, colocou em discussão um projeto de lei que beneficia a classe trabalhadora.

Marcelo Yarid, chefe da guarda municipal de Foz do Iguaçu e amigo de Marcelo, destacou o trabalho do colega na luta pelos direitos da categoria:

Em nota, a campanha do ex-presidente Lula condenou o assassinato, citou a intolerância e pediu paz.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, estendeu a mensagem de  solidariedade aos amigos e familiares. A deputada federal lembrou que a legenda vem alertando desde o início do ano sobre a escalada de perseguição e ódio contra a militância de esquerda e movimentos sociais.

Políticos de outras legendas e também do PT lamentaram a morte do guarda municipal, que disputou as eleições de 2020 como vice-prefeito de Foz do Iguaçu, pelo PT.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), determinou que todos os procedimentos de apuração dos fatos, já instalados pela Polícia Civil, tenham celeridade. E afirmou que é preciso dar um basta na intolerância e na falta de respeito entre pessoas com opiniões divergentes.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Outras medidas devem ser adotadas para melhorar a vida marinha na região

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

Candidatos já podem acessar o cartão de confirmação, liberado nesta quinta-feira (25)

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Cão foi baleado pelo tutor que foi preso por maus tratos e outros crimes