ParanáGeral

Procon-PR abre processo contra multinacionais por informações equivocadas nos rótulos

Conforme pedido, empresas devem retirar linha da Del Valle e “leite condensado fake” dos mercados

 Procon-PR abre processo contra multinacionais por informações equivocadas nos rótulos

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Dois processos administrativos contra as multinacionais Coca-Cola e Nestlé foram instaurados pelo Procon do Paraná. Segundo o órgão, a intenção é combater as informações equivocadas nos rótulos de alguns produtos, que podem levar o consumidor ao erro. Um dos produtos Del Valle não apresenta uma quantidade suficiente de fruta para ser considerado como suco, e a Mistura Láctea da Nestlé é muito parecida com o Leite Condensado, mas não é. É uma espécie de “leite condensado fake”, feito com soro de leite e amido, o que torna a produção mais barata. A coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano, comenta que a ideia é suspender a venda e retirada dos produtos do mercado.

O Procon ainda reforça que o consumidor precisa ficar atento ao que compra. O consumidor pode denunciar casos semelhantes pelo www.consumidor.gov.br. Por meio de nota, a Coca-Cola informa que a ilustração no rótulo da linha Fresh da marca Del Valle reflete a matéria-prima presente na bebida. E em razão do compromisso de transparência com o consumidor, disponibiliza no respectivo rótulo todas as informações referentes à sua composição, incluindo a quantidade de suco presente no produto, em estrita observação à legislação brasileira vigente e normas regulamentadoras dos Órgãos competentes da categoria. E ainda, esclarece que os produtos da linha Fresh da marca Del Valle não são e nunca foram classificados como suco ou néctar. A empresa garante que seguirá todas as determinações dos órgãos competentes.

Por meio de nota a Nestlé afirmou que: “que não foi formalmente notificada por órgãos oficiais e ressalta que o Moça® Pra Toda a Família é um novo produto da linha Moça® que possui os mesmos ingredientes do Moça tradicional, porém, em quantidades diferentes e com adição de soro de leite e amido, o que o torna uma opção para os consumidores que buscam soluções com menor desembolso, sem abrir mão do resultado e da qualidade Nestlé. O Moça® Tradicional permanece sendo produzido e comercializado pela Nestlé®.

A embalagem de Moça® Pra Toda a Família é diferente dos outros itens do portfólio de Moça®, tem cor marsala e consta a identificação “mistura láctea condensada”. Além disso, é a única embalagem da linha que conta com a imagem de uma receita no painel frontal –o pudim, uma das receitas mais produzidas dentro dos lares brasileiros.”

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Outras medidas devem ser adotadas para melhorar a vida marinha na região

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

Candidatos já podem acessar o cartão de confirmação, liberado nesta quinta-feira (25)

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Cão foi baleado pelo tutor que foi preso por maus tratos e outros crimes