ParanáGeral

Programa Ganhando o Mundo seleciona estudantes para intercâmbio na França

40 alunos paranaenses e 40 franceses vão participar da experiência cultural

 Programa Ganhando o Mundo seleciona estudantes para intercâmbio na França

Foto: Lucas Fermin/SEED

Estão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio estudantil Ganhando o Mundo, do governo estadual. Nesta edição, 40 estudantes paranaenses e 40 franceses vão trocar de casa. Primeiro, os estudantes da França desembarcam por aqui na segunda quinzena de maio e vão ficar hospedados na casa das famílias dos estudantes da rede estadual escolhidos pelo programa. Em setembro, os estudantes que receberam os franceses viajam para o país europeu, completando o intercâmbio cultural com a vivência nos dois países. O estudante Santiago Kosloski que participou de uma das edições do programa e fez seu intercâmbio no Canadá conta como a experiência impactou sua vida.

Podem se inscrever alunos que cursaram o ensino fundamental e médio em Escola Pública e estejam na 2ª série do ensino médio em 2023 em um dos cinco colégios estaduais que oferecem Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) de francês. São eles: Colégio Estadual do Paraná e o Julia Wanderley, em Curitiba, Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, em Guarapuava, o Vicente Rijo, em Londrina e do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, em Maringá. Os alunos selecionados recebem uma ajuda de custo de 2.400 reais para as seis semanas de intercâmbio no país estrangeiro, mas as despesas dos estudantes com alimentação, transporte e internet são pagas pela família anfitriã de cada país.

O programa Ganhando o Mundo tem outros dois editais com inscrições abertas. Uma com foco em língua inglesa, que vai contemplar mil alunos com embarque em 2024 com destino à Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia e a edição voltada aos professores e pedagogos da rede estadual, no Canadá e na Finlândia, com início em setembro.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Fabrizio Reusing

Copel faz a poda de mais de 18 mil árvores

Copel faz a poda de mais de 18 mil árvores

Queda de árvores e galhos são uma das principais causas de desligamentos

Em dias quentes, atenção com a saúde deve ser redobrada

Em dias quentes, atenção com a saúde deve ser redobrada

Paraná está em alerta para uma nova onda de calor até quarta-feira (25)

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

A Vacina oral será substituída pela injetável seguindo recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)