ParanáCidades

Queda populacional no Censo 2022 preocupa gestores municipais

34 cidades paranaenses receberiam menos recursos do que o previsto, assunto é discutido no STF

 Queda populacional no Censo 2022 preocupa gestores municipais

Imagem ilustrativa

A prévia do Censo 2022 divulgada pelo IBGE trouxe uma diminuição na população de 175 cidades do Paraná. O problema é que o dado seria usado para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste ano. 34 cidades mudam de faixa e seriam afetadas com repasses menores do que o previsto.

Veja mais:
Obras causam 20 km de filas na BR-277, sentido interior

No Brasil, são 702 cidades que teriam redução total de 3 bilhões em comparação a estimativa anterior. No Paraná, 34 municípios mudariam de faixa com a diminuição populacional e receberiam menos recursos. É o caso de Cerro Azul, na região Metropolitana de Curitiba. A estimativa para este ano era de quase 17.900 habitantes, no entanto, pela prévia, foram pouco mais de 16.100 pessoas. Sem o arredondamento, o déficit é de 1.700 pessoas.

A redução prevista é de 17% no valor do repasse do FPM para Cerro Azul, o que teria um impacto de mais de 8% na arrecadação geral do município, segundo o prefeito Patrick Magari.

O prefeito indica que 93% dos recursos do município vem de fontes externas, como é o caso do fundo. Ele não acredita que o relatório final do Censo vai mudar a situação de Cerro Azul, já que houve uma força tarefa da prefeitura que ajudou os recenseadores para que alcançassem toda a população.

Na segunda-feira (23), o ministro do  Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou que o Tribunal de Contas da União (TCU) não poderia utilizar os dados do Censo Demográfico 2022 que representassem reduções, já que o levantamento ainda está incompleto. Na decisão, ele salientou que mudanças abruptas de coeficientes de distribuição do FPM interferem no planejamento e nas contas municipais, causando “uma indesejável descontinuidade das políticas públicas mais básicas, sobretudo de saúde e educação dos referidos entes federados, prejudicando diretamente as populações locais menos favorecidas”.

O ministro indicou como patamar mínimo os coeficientes de distribuição utilizados no exercício de 2018. A decisão ainda deve passar por referendo em plenário.  

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Francine Lopes

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Outras medidas devem ser adotadas para melhorar a vida marinha na região

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

Candidatos já podem acessar o cartão de confirmação, liberado nesta quinta-feira (25)

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Cão foi baleado pelo tutor que foi preso por maus tratos e outros crimes