Paraná

Seis policiais da Rotam são presos em Guaratuba

Investigação apura crimes de peculato, abuso de autoridade e porte ilegal de armas e drogas

 Seis policiais da Rotam são presos em Guaratuba

Foto: DIvulgação / PMPR / arquivo

Seis policiais militares foram presos em Guaratuba, no Litoral do Paraná, em operação do Gaeco e da Corregedoria da PM. O Grupo do Ministério Público de Combate ao Crime Organizado apura a possível prática dos crimes de abuso de autoridade, fraude processual e porte ilegal de armas e drogas. A investigação também aponta a suspeita de peculato, ocorrência em que o servidor se apropria de bem público, em benefício próprio ou de terceiros.

Foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva, sem prazo para expirar. Os alvos são policiais militares vinculados à Rotam (a Ronda Ostensiva Tática Metropolitana). Dois mandados foram expedidos contra agentes que já estavam presos no 29º Batalhão de Polícia Militar, em Curitiba.

LEIA MAIS: Operação Satélite da PM já atendeu 466 ocorrências

O procurador de Justiça, Leonir Batisti, coordenador estadual do Gaeco, afirma que a ação desta segunda-feira (24) foi desencadeada a partir de buscas e apreensões feitas em agosto. Em uma sala utilizada pelos policiais na sede da Companhia da Polícia Militar de Guaratuba, o Gaeco encontrou armas irregulares e drogas.

Entre os materiais apreendidos, os agentes encontraram a chave de um veículo. O automóvel era mantido no pátio da unidade da PM. Dentro do carro foram localizadas mais armas e munições irregulares, além de drogas. Entre elas havia quase um quilo de maconha e cerca de oitocentas e 70 gramas de cocaína.

O Juízo da Vara de Auditoria Militar de Curitiba determinou ainda a suspensão do exercício das funções dos militares investigados na Operação Fish. O grupo também teve que entregar armas, coletes e carteira funcional, além de outros documentos e objetos ligados ao exercício da função.

A PM diz que “não compactua com o desvio de conduta” dentro da corporação e ressalta que “todas as denúncias são investigadas”.

Fonte: MPPR

Avatar

Cleverson Bravo

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Outras medidas devem ser adotadas para melhorar a vida marinha na região

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

Candidatos já podem acessar o cartão de confirmação, liberado nesta quinta-feira (25)

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Cão foi baleado pelo tutor que foi preso por maus tratos e outros crimes