Política

Seis testemunhas foram ouvidas no primeiro dia de julgamento de Carli Filho

 Seis testemunhas foram ouvidas no primeiro dia de julgamento de Carli Filho

(Foto: Lenise Klenk/ BandNews FM Curitiba)

 

(Foto: Lenise Klenk/ BandNews FM Curitiba)

No primeiro dia do júri do caso Carli Filho, nesta terça-feira (27), acusação e defesa se confrontaram a partir do depoimento de seis testemunhas. De um lado, declarações que indicam que o ex-deputado federal consumiu bebida alcoólica e dirigiu em alta velocidade até provocar a morte dos dois rapazes no trânsito.

De outro, a defesa tenta desqualificar provas, ao promover um extenso depoimento de um perito criminal particular. Várias testemunhas foram dispensadas, entre elas a deputada federal Christiane Yared (PR-PR), mãe de uma das vítimas do acidente. Ela chegou chorando ao Tribunal do Júri de Curitiba e por diversas vezes demonstrou abatimento.

Até a véspera do julgamento, a presença de Carli Filho era uma dúvida. Mas ele compareceu à sessão e permaneceu no tribunal durante todo o tempo, sentado em frente às mães de Gilmar (Christiane Yared) e de Carlos Murilo (Vera Lúcia Carvalho), que estavam nas primeiras fileiras do auditório.

Um pouco atrás, a mãe do ex-deputado, Ana Rita Slaviero Guimarães Carli, e outros familiares de Carli Filho, como o pai e o irmão, também acompanharam toda a sessão de julgamento. As famílias enfrentaram um dos momentos mais tensos quando fotos do ex-deputado ferido e dos corpos das vítimas foram exibidas em um telão.

O médico José Antonio Maingue, que atendeu Carli Filho após o acidente, estava prestando depoimento. Ele foi questionado pela acusação se saberia apontar que tipo de trauma aquelas pessoas sofreram. O médico Eduardo Missel Silva, que estava com a namorada no restaurante, também foi ouvido e admitiu ter consumido com Carli Filho quatro garrafas de vinho. Ele diz que a namorada teria bebido pouco e assumiu a direção do carro. Segundo o médico, o casal ofereceu carona a Carli Filho, que chegou a entrar no carro, mas em seguida saiu e decidiu dirigir o próprio veículo

Também foram ouvidos motoristas que testemunharam o acidente, assim como o garçom que atendeu Carli Filho no restaurante onde o ex-deputado jantou minutos antes de sair dirigindo. Altevir Gonçalves dos Santos disse ter insistido para que o ex-deputado pegasse uma carona com o casal de amigos com que passou parte da noite. Ele também contradisse o depoimento do amigo de Carli Filho. Segundo Altevir, quem saiu dirigindo foi o médico, e não a namorada.

O perito particular Ventura Rafael Martello Filho, chamado pela defesa como testemunha, disse em depoimento ter encontrado inúmeras incongruências na perícia oficial do caso. Segundo ele, a falta de cuidados técnicos impede qualquer tentativa de calcular a velocidade do carro de Carli Filho no momento do acidente.

O perito rejeita a tese de que o Pssat dirigido por Carli Filho tenha decolado e caído em cima do Honda Fit onde estavam os dois rapazes

 

Sete jurados compõem o Conselho de Sentença. São cinco mulheres e dois homens. Interrompida a sessão de julgamento na noite desta terça-feira (27), todos foram levados para um hotel, onde deveriam permanecer incomunicáveis.

O júri será retomado com os debates em que os representantes da acusação e depois o advogado do réu fazem a sustentação oral por uma hora e meia cada. Há ainda a possibilidade de réplica e de tréplica (uma hora cada). Concluída essa fase, o juiz pergunta aos jurados se estão habilitados a julgar e não havendo mais dúvidas, segue-se para a votação em que se decide se o acusado é culpado ou inocente.

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmara vai recorrer de liminar do STF que restabelece mandato

Câmara vai recorrer de liminar do STF que restabelece mandato

Renato Freitas tinha sido cassado por quebra do decoro parlamentar

78 mil ítalo-brasileiros participam de votação do parlamento italiano

78 mil ítalo-brasileiros participam de votação do parlamento italiano

Os eleitores são italianos natos e descendentes com cidadania residentes no Brasil

Ministro do STF restabelece mandato de Renato Freitas

Ministro do STF restabelece mandato de Renato Freitas

Com suspensão da cassação, vereador poderá participar das eleições deste ano

Eleitores brasileiros decidem voto presidencial antes dos outros cargos

Eleitores brasileiros decidem voto presidencial antes dos outros cargos

Foram ouvidas 2 mil pessoas por telefone, entre os dias 18 e 20 de setembro