Política

Temer diz que procurará novo presidente para defender reformas

 Temer diz que procurará novo presidente para defender reformas

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

O presidente Michel Temer, do MDB, disse nessa terça-feira em Curitiba que vai colaborar da melhor forma possível em um processo de transição para o novo presidente da República já a partir do dia 28 de outubro, data do segundo turno das eleições.

Em 2016, segundo Temer, não houve uma transição como determinaria a Constituição. Como exemplo, o presidente, que assumiu após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, do PT, disse que quando chegou ao Palácio do Planalto todos os computadores estavam com dados apagados. Temer reafirmou que vai procurar o novo presidente para defender as reformas que lançou, mas que ainda não foram aprovadas, como a da Previdência.  

Em Curitiba a convite da Associação Comercial do Paraná, Temer recebeu o título Cidadania ACP, honraria máxima da associação. O título, segundo a entidade, é “em reconhecimento ao esforço para aprovar as reformas levadas a efeito durante o governo”. Entre as maiores reformas, a única aprovada foi a trabalhista, que agradou o empresariado. As outras reformas importantes, como a política, a tributária e a previdenciária, ficaram para depois.

Na palestra, Temer enalteceu a proposta que aprovou no Congresso e que congelou gastos em Educação, Saúde e Segurança por 20 anos. Ainda durante a palestra, Temer lembrou que enfrentou protestos contra ele no início do governo, momento que chamou de “oposição orgânica e feroz”, mas que depois, segundo ele, não houve mais nenhum movimento significativo. Temer disse que até ouviu um ou outro “fora Temer” de grupos pequenos e brincou: “agora tem até o movimento Fica Temer”, disse o presidente.

Para Temer, o governo que assumiu em 2016 rejeitou adotar uma política de propostas populistas. Apesar de ter criticado o governo petista que o antecedeu durante todo o evento, Temer não mencionou apoio a Jair Bolsonaro, do PSL, como era esperado depois do posicionamento do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, do MDB, que declarou apoio ao candidato do PSL. Na semana passada, o MDB decidiu não apoiar nenhum dos dois candidatos na disputa do segundo turno entre Bolsonaro e Fernando Haddad.

Temer não falou com a imprensa e foi embora por volta o do meio-dia e meia. A palestra na ACP foi a única agenda oficial de Temer em Curitiba.

Reportagem: Narley Resende/ Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Político do PP alcança 48% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços