ParanáGeral

Teste de DNA é oferecido de forma gratuita pela DPE-PR

Neste ano, cerca de 6 mil crianças estão sem o nome do pai no registro

 Teste de DNA é oferecido de forma gratuita pela DPE-PR

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

As famílias que precisam comprovar a paternidade em casos de reconhecimento voluntário, por conciliação, agora podem contar com o exame de DNA gratuito. A iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) faz parte do projeto (Re)Conhecendo Direitos lançado nesta terça-feira (30).

Veja mais:

O objetivo, segundo o órgão, é reduzir os índices de registros de nascimentos sem o nome do pai no estado. Segundo a instituição, aproximadamente 144  mil crianças (144.665) nasceram no Paraná em 2023. Quase 5% delas (6.626), têm o nome do pai ausente no registro de nascimento.

O projeto também oferece teste gratuito de DNA para mulheres que queiram reconhecer a maternidade de um filho/a – situação mais rara, mas que também ocorre. O defensor público Matheus Munhoz explica o papel do programa neste processo de reconhecimento da paternidade e maternidade.

O serviço será ofertado pela primeira vez na próxima segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do Paraná. Outros mutirões acontecem nos dias 27 e 28 de Julho, na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais.

A DPE-PR vai disponibilizar um formulário dentro da plataforma Luna, no site da instituição, para cadastro dos pais que quiserem fazer o reconhecimento de paternidade e o agendamento do exame. Será possível também fazer o acompanhamento do caso na plataforma. Para mais informações confira AQUI.

Reportagem: Jessica de Holanda, com supervisão de Leonardo Gomes

Avatar

Jessica de Holanda

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Manutenção do registro de forma auditável garante a segurança para empresas e empregados, dizem especialistas

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

A prevalência da condição na população paranaense é de quase 23%