Curitiba

Till, o herói torto: olhar sobrea moralidade humana

Peça sobre folclore alemão retorna dez anos após sua primeira apresentação no Festival

 Till, o herói torto: olhar sobrea moralidade humana

Foto: Divulgação

Um desafio é proposto pelo demônio para Deus: se tirassem do homem as poucas qualidades que lhe restam, cairia ele em perdição? Se tirassem todos os seus escrúpulos, ainda manteria a dignidade e coragem? Essa é a proposta da peça “Till, a saga de um herói torto”, do Grupo Galpão, encenado nos dias 04 e 05 de abril, no Teatro da Reitoria.

Em uma Alemanha medieval, uma terra de pobres, indigentes, incapacitados e derrotados pela praga, nasce o jovem Till (Inês Peixoto). Rodeado de pessoas grotescas e esfomeadas, após se ver perdido no terrível frio da noite, percebe que só poderia sobreviver com uma sagacidade maior do que a daqueles que o cercavam. A história conta também com outros três principais personagens: cegos andarilhos que andam pela terra em busca das torres de Jerusalém.

Contando a história do personagem inspirado no mito alemão: Till Eulenspiegel, nome completo do personagem, é um folclore do século XII. A peça conta com momentos interativos com o público e até cenas musicais: a obra tem cantos da idade média para ilustrar a vida das personagens, deixando a continuidade da história extremamente fluida e marcando cenas específicas, como a cena em que o jovem Till se perde na noite adentro por acompanhar uma banda com sua flauta. No final do espetáculo, a plateia se levantou para aplaudir em pé.

O diretor Júlio Maciel comenta sobre a atualidade da peça: foi escrita há mais de 20 anos e encenada pela primeira vez há cerca de 10. Se não soubesse da sua origem, poderia-se pensar que fora produzida em pleno 2022. Uma peça similar, também encenada no festival, foi “Conselho de Classe”, da Companhia dos Atores. A obra conta a história de quatro professoras e como elas lidam com a profissão em meio a precariedade de uma escola pública do Rio de Janeiro. Também pode-se pensar que a mesma foi escrita para os dias atuais, mas ela foi encenada pela primeira vez em 2014. Para Maciel, o teatro se apresenta como forma de resistência contra a política atual.

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Jesse Herlain.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Polícia tenta identificar motociclista envolvido em racha

Polícia tenta identificar motociclista envolvido em racha

Empresário de Curitiba morreu na suposta corrida; suspeito não prestou socorro e fugiu do local

Projeto quer alterar regra para eventos esportivos sem bebidas alcoólicas

Projeto quer alterar regra para eventos esportivos sem bebidas alcoólicas

Medida não muda as regras em jogos de futebol, assim como jogos individuais ou coletivos

Festival Afro de Curitiba terá show de Leci Brandão

Festival Afro de Curitiba terá show de Leci Brandão

Além das atrações musicais e de dança, a celebração vai reunir uma feira de afro

Conferência define estratégias do Sul para ciência, tecnologia e inovação

Conferência define estratégias do Sul para ciência, tecnologia e inovação

A intenção é promover o debate da sociedade sobre as próximas políticas públicas do Brasil