53% do público-alvo da vacina contra a gripe já foram imunizados no Estado

 53% do público-alvo da vacina contra a gripe já foram imunizados no Estado
Reprodução / SESA
Reprodução / SESA

A duas semanas do fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, é grande o número de paranaenses que ainda não se protegeram da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,5 milhão (um milhão e meio) de pessoas receberam a imunização até agora, o que representa 53% do público-alvo no Estado, formado por 2,2 milhões (dois milhões e duzentos mil) indivíduos. Essa parcela da população é considerada mais vulnerável a complicações provocadas pela enfermidade e, por isso, precisa de um cuidado maior.

A coordenadora nacional de Imunizações, Carla Domingues, fala sobre a importância da vacina para evitar quadros graves e até mesmo óbitos em decorrência da gripe.

A campanha termina no dia 26 de maio e a meta é chegar a 90% do público-alvo. E embora o baixo volume de imunizações seja motivo de preocupação, o Paraná é o Estado brasileiro que mais vacinou até agora.

Recentemente, pacientes idosos de Curitiba precisaram ser internados após receberem as doses e apresentarem quadro de infecção, mas a Secretaria de Estado da Saúde garante que o problema não está no produto. A Prefeitura já iniciou uma investigação para descobrir o que aconteceu e não descarta a hipótese de erros de armazenamento ou ainda na aplicação. Em todo caso, a Unidade de Saúde onde os registros foram feitos está fechada há uma semana sem previsão de reabertura.

O coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro, garante que a vacina é segura e só é contraindicada para pessoas com histórico de reação prévia ou alérgicas ao ovo de galinha e derivados.

Neste sábado (13), unidades de saúde em todo o país vão abrir as portas à população para Dia D da Campanha de Vacinação. Lembrando que a vacina protege contra os três vírus influenza mais circulantes no Brasil.

No Paraná, os grupos de risco com melhor cobertura em relação à imunização até agora são as mulheres que tiveram filhos há 45 dias ou menos, com 66%, e os idosos, com 62%. Já as crianças com seis meses até cinco anos de idade integram a parcela de pessoas menos vacinadas por enquanto: apenas 35% de cobertura. O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação é composto ainda por gestantes, indígenas, profissionais da saúde e do sistema prisional, professores em atividade, doentes crônicos e presos.

Neste ano, o Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina, garantindo estoque suficiente para atender todo o país.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem