Hemepar pede que população doe sangue antes do Carnaval

 Hemepar pede que população doe sangue antes do Carnaval

Mais de 50 pessoas doaram sangue nesta terça-feira (14) em Rio Azul, na região centro-sul do Estado. A ação foi possível graças a uma iniciativa da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Irati, que deslocou sua equipe e o ônibus do Hemepar para atender os doadores no município de Rio Azul. Rio Azul, 14/07/2015. Foto: Divulgação SESA

Foto: Divulgação SESA / arquivo

Com a proximidade do Carnaval, cresce o receio de queda nas doações de sangue no Hemepar, responsável pelo abastecimento de cerca de 90% da rede pública de saúde do Estado. Em média o volume de doações chega a cair até 40% em feriados prolongados. Para suprir a necessidade de 384 hospitais paranaenses, o Hemepar pede que a população se programe para doar sangue antes do Carnaval.

Segundo o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, somente em Curitiba a média diária de doações é de 180 bolsas de sangue. Na segunda e terça-feira de Carnaval o Hemepar fecha e retorna as atividades somente na quarta-feira, portanto é importante que o estoque esteja completo.

Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. Podem doar aquelas pessoas que tem entre 16 e 69 anos de idade. Outras condições de saúde também são exigidas.

No ano passado, o Hemepar registrou aumento na doação de sangue. Foram coletadas cerca de 188 mil bolsas em todo o Estado, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. O Hemepar fica na travessa João Prosdócimo, número 145, no Alto da XV. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h30 da manhã às 6h30 da tarde e aos sábados, das 8h da manhã às 6 da tarde. Para doar sangue é preciso levar um documento oficial com foto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem