Paraná é terceiro estado com maior número de vítimas de lesões medulares

Imagem ilustrativa

O Paraná é o terceiro estado do Brasil com o maior número de vítimas de lesões medulares. Não há estatísticas oficiais, mas a estimativa é que mais de 80% da população possui algum tipo de lesão na medula.

Segundo dados do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), mais de duzentas e setenta pessoas foram operadas no Instituto, sendo que a maioria das cirurgias foi a retirada de tumores da base do crânio.

Em todo o país, 45% dos casos de lesões na medula são ocasionados por mergulhos em águas rasas, principalmente no mar. Os dados foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) que está promovendo desde o começo da semana a “Campanha Neuro em Ação”. A ação tem como tema “Use a Cabeça, Proteja seu Corpo” e alerta também a outros tipos de incidentes nas águas. 20% da população Brasileira sofrem lesões em piscinas ou rios.

Recifes somam 11% de vítimas. Já as barragens tem uma porcentagem um pouco menor: 4% da população sofrem lesões e dores na coluna. 90% das vítimas de incidentes em águas rasas em todo o Brasil, são do sexo masculino. De acordo com a SBN 50% das vítimas estavam sob o efeito de bebida alcoólica durante o mergulho. De acordo com o neurocirurgião Carlos Alberto Matazzo, o objetivo da ação é prevenir traumas na medula e destacar os cuidados do mergulho em águas rasas.

Pelo menos três mil profissionais da saúde participam da campanha “Neuro em Ação”, com palestras, panfletagens em semáforos e locais públicos, além de caminhadas de conscientização. Outro foco da campanha é conscientizar a população de que outro fator que contribui para lesões é o uso de celular na direção.

De acordo com Carlos Matozzo, a má postura é o terceiro pilar da campanha. A postura inadequada pode causar dores e até mesmo lesões.

A campanha “Neuro em Ação” faz parte das comemorações dos 60 anos da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. A ação de conscientização vai até hoje nas ruas de Curitiba. No entanto, a divulgação dos cuidados continuam através do Pense Bem – também da Sociedade Brasileira de Neurologia. O projeto existe de 1995 e criou um vídeo institucional que foca nos principais problemas de saúde pública na atualidade: o neurotrauma, a doença cérebro vascular e as doenças degenerativas da coluna vertebral.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem