Paraná registrou mais de 70 mil doações de sangue somente neste ano

Foto: Divulgação Hemepar/SESA

De janeiro a junho deste ano, foram registradas cerca de 70 mil doações de sangue nas 22 unidades da Rede Hemepar em todo o Estado. O número é considerado satisfatório, no entanto, nos dias mais frios o volume de doações costuma cair. As festividades da Copa do Mundo também podem influenciar nisso.

Para lembrar como é importante reservar um tempo na agenda para doar sangue com frequência é que a Organização Mundial da Saúde criou o Dia do Doador, comemorado em todo o planeta nesta quinta-feira (14).

O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, explica que em todo o Estado existe a necessidade de 700 doadores por dia, para atender toda a demanda.

Durante o inverno, a queda na frequência de doações chega a ser de 40%. O diretor do Hemepar ressalta que a população é solidária e que muitas vezes deixa de comparecer aos centros de doação por esquecimento.

Foi justamente para conectar os bancos de sangue com os doadores que o Instituto das Cidades Inteligentes, o ICI, criou um aplicativo chamado Hemogram. O gestor de produto da entidade, Flávio dos Santos, explica que mais de duas mil pessoas já estão cadastradas no sistema, que busca lembrá-las de fazer constantemente o bem doando sangue.

O aplicativo Hemogram pode ser baixado gratuitamente e está disponível na plataforma  Android. O usuário se cadastra e informa o tipo sanguíneo. Ele fica sabendo por celular sempre que algum banco de doação necessita de sangue.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*