Profissionais da saúde participam de curso para apurar mortes de macacos

Foto: Divulgação SEMA

60 profissionais de saúde do Paraná participam de um curso prático de coleta, armazenamento e envio de material biológico de macacos para a vigilância da febre amarela. A capacitação é feita pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Paraná. O objetivo é descentralizar o processo de coleta, que atualmente é feito apenas em Curitiba, para todas as regionais do Estado. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, apesar de não haver casos de febre amarela no Estado, a situação de outras regiões do país demanda que os cuidados sejam redobrados.

Por enquanto, o Paraná não tem nenhum caso de macaco morto. A orientação é que a população avise a Secretaria de Saúde do município, caso se depare com primatas mortos. A notificação deve ser feita o mais rápido possível. A coleta do material biológico deve ser feita preferencialmente nas primeiras 8 horas após a morte do animal. O Paraná tem um caso confirmado da doença em Curitiba. Outros três casos são investigados com suspeita da febre amarela. Nenhuma morte foi registrada até agora.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem