Secretaria da Saúde mantém esquema de vacinação contra dengue após recomendação negativa da OMS

 Secretaria da Saúde mantém esquema de vacinação contra dengue após recomendação negativa da OMS

Foto: divulgação/ Instituto Osvaldo Cruz

A Secretaria de Estado da Saúde afirma que vai manter o calendário de vacinação contra a dengue, mesmo após um posicionamento da Organização Mundial da Saúde, que recomenda que a vacina seja tomada somente por quem já teve a doença.

A recomendação da OMS segue o mesmo parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgado no fim do ano passado. No Paraná, cerca de 300 mil pessoas foram vacinadas contra a doença dentro da campanha que começou em 2016 e se encerra no dia 28 de abril.

A campanha foi direcionada somente a 30 municípios endêmicos e epidêmicos, que apresentaram casos da doença. Segundo a superintendente de vigilância em saúde do Paraná, Julia Cordelini, quem já iniciou o esquema vacinal, recebendo as duas primeiras doses da vacina, deve tomar a terceira dose.

A recomendação da OMS foi feita por meio do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos (SAGE). Segundo a SESA, o documento oficial com as recomendações ainda não foi publicado. A secretaria afirma que o texto reconhece o papel da vacina para a saúde pública em regiões de alta prevalência da doença.

Ainda assim, a vacina não tem sido disponibilizada para quem ainda não iniciou o programa de vacinação. Depois do fim da campanha, não há previsão de novos projetos de vacinação contra a dengue no Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde informou ainda que monitora os vacinados nos 30 municípios da campanha e que não registrou nenhuma reação adversa grave.

Desde o início da campanha, em agosto de 2016, o Paraná registrou 1.506 casos confirmados de dengue e uma morte pela doença. Somente 47 pessoas vacinadas foram notificadas com dengue leve sem confirmação laboratorial, apenas suspeita clínica.

A pior epidemia foi registrada entre agosto de 2015 e julho de 2016, com mais de mais de 56 mil casos e 63 mortes por dengue. Uma análise realizada pela Secretaria da Saúde mostrou que a incidência de dengue nos 30 municípios que fazem parte da campanha de vacinação apresentou redução e, na maioria dos casos, chegou a zero.

Os sete municípios que tiveram cobertura vacinal acima de 57% não registraram casos, enquanto as cidades que apresentam as maiores incidências coincidem com as piores coberturas vacinais durante as três primeiras fases da campanha.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem