Secretaria de Saúde lança campanha de prevenção ao envenenamento infantil

Imagem / arte SESAPR

Pouco mais de onze mil casos de intoxicação por agentes externos em crianças foram notificados nos últimos dez anos no Paraná. De acordo com um levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, os números são de crianças de zero a doze anos. Aproximadamente oito mil e quinhentas ocorrências correspondem às intoxicações de crianças até quatro de idade. Para reduzir esses dados, a Secretaria de Saúde lançou a Campanha de Prevenção ao Envenenamento Infantil. O objetivo é alertar pais, responsáveis e cuidadores de crianças para os perigos potenciais de intoxicação infantil. De acordo com a bióloga da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações, Juliana Cequinel, as crianças têm características que as tornam muito mais vulneráveis aos acidentes.

Produtos de higiene e limpeza, plantas, agrotóxicos e, principalmente, medicamentos são os principais responsáveis por intoxicações. Os venenos podem penetrar pela pele, olhos, respiração e, sobretudo, pela boca. Os sintomas mais comuns são dor, vômito, convulsão e diarreia. A bióloga alerta que os principais casos acontecem dentro de casa.

Em caso de envenenamento não se deve provocar vômito ou fazer respiração boca a boca, se o contato for pelos olhos, lavar com bastante água durante pelo menos 15 minutos e procurar com urgência o serviço de saúde. Quando for ao médico, levar a embalagem do produto, medicamento ou parte da planta que a criança teve contato.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem