Vacinação contra a gripe terá atendimento especial neste sábado

 Vacinação contra a gripe terá atendimento especial neste sábado

Foto: Venilton Küchler/SESA/Arquivo ANPr

As Unidades de Saúde do Paraná vão ter atendimento especial neste sábado (12) para o Dia D da vacinação contra a gripe. A orientação da Secretaria da Saúde é que os postos de vacinação funcionem das 8:00 às 17:00 em todas as cidades do estado. A campanha segue até o dia primeiro de junho.

Até a última segunda (07), mais de 1 milhão de pessoas já haviam sido imunizadas no Paraná. Até agora, o grupo mais coberto pela vacina é o das mulheres com partos recentes, com 47% de imunização, seguido pelos idosos, com 46%. A Secretaria de Saúde alerta, no entanto, para a baixa cobertura entre as crianças, com pouco mais de 20%, e as grávidas, com 30% de imunização.

Na edição deste ano, a campanha de vacinação contra a gripe tem como público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a 4 anos, gestantes, mulheres no pós-parto de até 45 dias, profissionais de saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas, professores, funcionários do sistema prisional e presos do sistema carcerário.

O secretário de Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi, acredita que a intensificação dos trabalhos deve acelerar o alcance da meta do estado de vacinar 90% do público-alvo.

A vacina combate os três tipos de vírus da gripe mais comuns no país: a influenza A – H3N2 e H1N1 e a influenza B. O secretário explica que a vacina só é contra-indicada para pessoas que têm reação alérgica grave a ovo.

Na campanha de vacinação do ano passado, o Paraná conseguiu bater a meta de imunização. Ao todo, dois milhões e setecentas mil pessoas foram vacinadas.

Neste ano, o Ministério da Saúde enviou sete lotes da vacina para o estado. Até a primeira semana de maio, o Paraná recebeu o referente a 78% do total de doses previstas para a campanha. Os dois últimos lotes estão programados para os dias 18 e 25 de maio

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem