Política

Paraná registra aumento em inscritos em partido políticos

TRE-PR

O Paraná registrou um aumento de quase 4% no número de inscritos em partidos políticos, em comparação ao ano passado. Em 2016, foram registrados novecentas e quarenta e nove mil inscrições. Neste ano, as trinta legendas que atuam no estado somaram mais de novecentos e oitenta mil filiados, ou seja, um crescimento de 34 mil inscritos. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral que mostra que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro – o PMDB é a legenda com o maior número de filiados no estado, com cento e oitenta e oito mil inscrições. De acordo o cientista político, Emerson Cervi, o número de inscritos tende a ser maior quando o partido é mais antigo.

O PP (Partido Progressista) é o segundo partido político com maior número de inscritos no estado, somando cento e doze mil. Já o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) se encontra em terceiro lugar, com oitenta e oito mil filiados. Neste ano, a legenda que mais cresceu, no Paraná, foi a do Partido Social Democrático (PSD), que teve um aumento de mais de quatro mil filiados em doze meses. Em 2017, o PSD chegou aos 45 mil inscritos no estado. De acordo com Emerson Cervi, o número de filiados cresce, principalmente, após as eleições municipais.

O cientista político ainda destaca que o crescimento de pessoas inscritas em partidos políticos pode ser uma forma de participar da política nacional e até mesmo manifestar a indignação.

Somente neste ano, setecentos e vinte e seis brasileiros se inscreveram em partidos políticos. No total, o país soma mais de 15 milhões de filiados.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

Parceria contribui direta ou indiretamente, para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e evitar fake news

IA na administração pública terá regras a partir de julho

IA na administração pública terá regras a partir de julho

Legislação foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca na última semana

Instalação de fraldários em parques públicos é discutida na CMC

Instalação de fraldários em parques públicos é discutida na CMC

Substitutivo prevê obrigatoriedade dos fraldários em praças e parques públicos com sanitários