Vacinação contra febre amarela ainda não atingiu a meta em cidades do litoral

 Vacinação contra febre amarela ainda não atingiu a meta em cidades do litoral

(Foto: divulgação/Prefeitura de Guaraqueçaba)

(Foto: divulgação/Prefeitura de Guaraqueçaba)

Os índices de imunização contra a febre amarela, na maior parte dos municípios do litoral, ainda não atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal, estipulada pela secretaria estadual de Saúde. O diretor da 1ª Regional de Saúde, em Paranaguá, José Carlos de Abreu, considera que os indicadores não são maiores, porque esbarram em dois principais pontos: a dificuldade de acessar locais mais isolados e a resistência de pessoas em tomar a vacina.

Ele lembra de dados históricos que já demonstravam a resistência das pessoas em buscar a vacinação

Em Antonina, onde houve três casos confirmados da doença, o receio em tomar a vacina também é um dos principais problemas enfrentados. O secretário de saúde do município, Odileno Garcia Toledo, conta que há vacinas suficientes, mas as equipes de saúde precisam convencer a comunidade a se imunizar.

Entre janeiro e a primeira semana de abril foram vacinadas 8.515 pessoas em Antonina, com cobertura vacinal de 95% da população alvo. Em Matinhos, entre janeiro e março foram vacinadas 12.361 pessoas. Segundo a secretaria de saúde, houve queda na procura pela vacinação contra a febre amarela e para garantir a imunização, os agentes de saúde tem percorrido escolas, mercados, praças e áreas rurais.

Em Guaratuba, desde janeiro, foram aplicadas 18.735 vacinas contra a febre amarela. Uma campanha será realizada no sábado dia 04 de maio para intensificar a vacinação principalmente na Zona Rural. Com um caso de óbito confirmado, a cidade de Morretes, atingiu cerca de 77% da meta de vacinação contra a febre amarela.

A secretaria municipal de saúde informou que a procura pela vacina diminuiu significativamente e há vacinas suficientes para os atendimentos. Entre os dias 26 de abril e cinco de maio, durante a 36ª Festa Feira Agrícola e Artesanal de Morretes, serão disponibilizadas doses de vacinas contra a Febre Amarela e Influenza (H¹ N¹).

No Paraná foram confirmados 14 casos de febre amarela neste ano. Outros 85 estão em investigação, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O último caso foi registrado em Paranaguá na sexta-feira, dia 5. Uma menina de 11 anos contraiu a doença há dois meses, mas só agora o caso foi confirmado, porque dependia de exames complementares.

A paciente foi tratada e passa bem. Segundo a secretaria de saúde de Paranaguá, entre janeiro e 04 de abril foram aplicadas 17.996 doses contra a Febre Amarela. Alguns postos de saúde funcionam em horário estendido até às 11 horas da noite.

Reportagem: Kelly Frizzo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem