Política

Bolsonaro diz que próximo presidente terá a oportunidade de renovar o Poder Judiciário

 Bolsonaro diz que próximo presidente terá a oportunidade de renovar o Poder Judiciário

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em visita a Ponta Grossa, nesta sexta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro disse que as eleições do ano que vem são uma oportunidade para a renovação do Poder Judiciário. Ele mencionou que o próximo presidente terá a oportunidade de nomear 2 ministros do STF, nos primeiros seis meses de mandato.

Segundo a Constituição Federal, os ministros do STF se aposentam compulsoriamente aos 75 anos de idade. No mandato atual, Bolsonaro já nomeou 2 ministros ao STF, sendo que André Mendonça aguarda ser sabatinado pelo Senado Federal.

Para disputar as eleições do ano que vem, Bolsonaro precisa se filiar a um partido político, em até seis meses antes da votação. Ele disse que está negociando com 3 siglas no momento.

Sobre o processo eleitoral, o presidente disse que as eleições do ano que vem serão seguras e que o voto impresso é um capítulo encerrado.  Ele disse que vai fiscalizar o pleito junto com os militares e que voltou a confiar no processo eleitoral eletrônico.

As críticas de Bolsonaro se voltaram, desta vez, contra a Justiça eleitoral. Ao comentar a decisão do TSE que cassou o mandato do deputado estadual Fernando Francischini, ele disse que o resultado do julgamento foi uma violência contra a democracia.

Francischini foi condenado pelo TSE por abuso de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação. Em 2018, com a votação ainda em andamento, Francischini disse em uma live no Facebook que estava comprovado que as urnas eletrônicas haviam sido fraudadas, para prejudicar o então candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro. As denúncias nunca foram comprovadas. O presidente Jair Bolsonaro chegou a Ponta Grossa por volta das 2h da tarde.

Ele estava acompanhado pelo líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (Progressistas). Ambos foram recebidos pela prefeita do município, Professora Elizabeth (PSD), e outras autoridades. Apoiadores também participaram da recepção ao presidente, em uma aglomeração ainda na pista do terminal aeroportuário. Eles não usavam máscaras de proteção. O presidente está na região dos Campos Gerais para a inauguração do sistema de abastecimento de água na cidade, em um terreno cedido pela União Federal.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Assentos exclusivos para mulheres em viagens avança na Assembleia

Assentos exclusivos para mulheres em viagens avança na Assembleia

Ainda não há data definida para discussão e votação do PL em plenário

Curitiba fará encontro para avaliar políticas de mudanças climáticas

Curitiba fará encontro para avaliar políticas de mudanças climáticas

O encontro será nesta quarta-feira (8) às 10h na Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Projeto pede flexibilização para Clubes de tiro

Projeto pede flexibilização para Clubes de tiro

O texto pede a dispensa de restrição de horário e de distanciamento mínimo entre clubes

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Prefeitura pede extinção alegando que os instrumentos foram incluídos em novas regras