Cobertura vacinal obrigatória para crianças com até 2 anos fica abaixo da meta no PR

 Cobertura vacinal obrigatória para crianças com até 2 anos fica abaixo da meta no PR

(Foto:Cesar Brustolin/SMCS)

O Paraná não atingiu a meta de vacinação obrigatória para crianças de até dois anos no ano passado. Conforme dados do Ministério da Saúde, nenhuma das oito vacinas obrigatórias atingiu a meta, que varia de 90% a 95%. A vacina pentavalente, que protegem contra hepatite B e coqueluche, foi a que teve o pior índice: a cobertura foi de 78%. A aplicação dessa vacina é feita em três doses. O 2º pior índice foi a da vacina contra a febre amarela, que tem duas doses.

A cobertura vacinal dela foi de 81%. Já a vacina contra a BCG, que protege contra a tuberculose, que chegou a 88% da cobertura no ano passado. A vacina que passou de 90% de adesão, em 2019, foi a meningococo C. Ela protege contra a meningite e chegou a 91% da cobertura vacinal.

Para a pediatra e coordenadora do serviço de epidemiologia e controle de infecção do Hospital Pequeno Príncipe, Heloísa Giamberardino, a baixa na cobertura vacinal é preocupante. Ela lembra que a imunização é um direito fundamental das crianças.

De acordo com o Programa de Imunização do Paraná, aproximadamente 13 mil crianças deveriam ser vacinadas por mês no Paraná. Dados prévios do Ministério da Saúde apontam que nos últimos cinco anos, a cobertura vacinal nas crianças com menos de dois anos caiu 10%. As metas de cobertura vacinal preconizadas para crianças de até dois anos das vacinas BCG e Rotavírus é de 90% e as demais 95%. Com a baixa cobertura vacinal em todo o país, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou um manifesto demonstrando preocupação com o assunto que classifica com um grave sinal de alerta para as autoridades sanitárias.

Para a Sociedade, independentemente do período de pandemia, estratégias devem ser elaboradas de modo urgente para que pais e responsáveis possam manter as cadernetas de vacinação das crianças em dia.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explica que diversas situações contribuem para os baixos índices de imunização no estado, mas para um possível retorno das aulas presenciais, é essencial que as carteirinhas de vacinação estejam em dia.

Conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente a vacinação para crianças de até dois anos é obrigatória e um dever dos pais e responsáveis. As imunizações estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde em todo o Paraná.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem