Diagnóstico precoce do câncer infantil tem até 80% de chance de cura

 Diagnóstico precoce do câncer infantil tem até 80% de chance de cura
Foto: divulgação/Unsplash

Dia 15 de fevereiro é o Dia Internacional do câncer infantil, essa é a principal causa de morte entre o público infantil no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com o diagnóstico precoce, as chances de cura podem chegar  até 80%, mas a maioria das famílias descobrem a doença em um estágio mais avançado, necessitando de tratamento mais agressivo, recebendo altas dosagens de quimioterapia ou radioterapia. É o que relata a oncologista Ana Paula Kuczynski Pedro Bom, do Hospital Pequeno Príncipe:

Um estudo feito pelo Hospital Pequeno Príncipe, que englobou dados de pacientes atendidos entre os anos de 1998 e 2017, mostrou que 57,6% deram entrada com câncer em nível avançado. Apenas 8,8% chegaram com o primeiro estágio da doença, e 33,5%, com o segundo.

A médica, explica que pelo fato de as crianças serem muito ativas, os sinais que elas apresentam podem passar despercebidos.

Além da febre persistente e queixas de dores, os pais também devem ficar atentos a distúrbios visuais e reflexos nos olhos, palidez inexplicada, fraqueza constante, manchas roxas e caroços pelo corpo, não relacionados a traumas, dores de cabeça acompanhadas de vômitos, perda de peso, com aumento/inchaço na barriga e suores constantes e prolongados. A oncologista reforça que não é possível evitar o aparecimento da doença, mas é importante que as crianças tenham uma rotina saudável, recebam o leite materno até os 2 anos, pratiquem exercícios físicos e façam consultas regulares ao pediatra ou médico de confiança.

Os cânceres infantis são considerados mais agressivos e se desenvolvem rapidamente, porém as crianças e os adolescentes respondem melhor ao tratamento.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem