ParanáGeral

Legislação mais rigorosa para maus-tratos contra animais está em vigor

Agora, os agressores terão que arcar com os custos veterinários além da multa

 Legislação mais rigorosa para maus-tratos contra animais está em vigor

Foto: reprodução

A Lei Estadual que prevê punições mais rigorosas para maus-tratos contra animais já está em vigor. De acordo com a nova legislação, sancionada pelo Governo do Estado no dia 06 de setembro, os agressores vão pagar, além de multa, todas as despesas com transporte, hospedagem, alimentação e custos com veterinário.

Presidente da ONG Fica Comigo, Carla Negochadle explica que mais de 60% dos cães e gatos resgatados pela ONG foram vítimas de maus-tratos, que englobam desde deixar os animais acorrentados até a violência física e sexual.

Para ela, a punição mais rigorosa é uma importante conquista nessa batalha contra a violência e o abandono, mas é necessário que haja de fato a aplicação da lei e um trabalho mais efetivo de conscientização sobre o tema.

Ainda de acordo com a lei, os tutores correm o risco de perder a guarda, posse ou propriedade do animal em caso de denúncias de maus-tratos. Voluntária e presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), Soraya Simon, também considera a punição uma medida importante.

Mas ela lembra que as ONG’s e abrigos da cidade estão lotados e que recolher os animais que sofrem maus-tratos não resolve o problema. Soraya defende que haja mais investimentos na prevenção e no controle populacional.

A multa para crimes de maus-tratos é arbitrada pelo Poder Executivo Estadual. O infrator pode ainda ficar proibido de pleitear a tutela de um animal pelo período de cinco anos.

Reportagem por Vanessa Fontanella

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Prefeito Rafael Greca vota em Curitiba

Prefeito Rafael Greca vota em Curitiba

Rafael Greca, votou na hora do almoço no Colégio Júlia Wanderley, no Batel

Paraná: Número de eleitores maiores de 70 anos cresce 31%

Paraná: Número de eleitores maiores de 70 anos cresce 31%

Voto é facultativo nessa faixa etária e a ausência não acarreta em punição ao eleitor

Sete mil policiais reforçam a segurança em todo o Paraná

Sete mil policiais reforçam a segurança em todo o Paraná

Todos os procedimentos acontecem no ambiente do Fórum Eleitoral, no Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba

Confira o resultado da Mega-Sena

Confira o resultado da Mega-Sena

Os números sorteados foram: 51, 47, 21, 26, 13 e 04