Mortes por AVC aumentaram 4% durante a pandemia no Paraná

 Mortes por AVC aumentaram 4% durante a pandemia no Paraná

online-marketing-hIgeoQjS_iE-unsplash

As mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) tiveram um aumento de 4%, durante a pandemia, no Paraná. A análise é do Portal da Transparência do Registro Civil em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Nos primeiros meses da crise da covid-19, os atendimentos a casos de AVC diminuíram em 60%, segundo a Organização Mundial de Derrames (WCO). Muitas pessoas deixaram de buscar um especialista com medo da disseminação do vírus. Essa doença atinge em maior parte pessoas acima de 60 anos, porém, ultimamente, adultos com média de idade de 45 anos também estão sofrendo com o AVC. 

O chefe do serviço de neurologia do Hospital Universitário Cajuru, Carlos Alexandre Twardowschy, explica que um dos motivos para pessoas mais jovens sofrerem com a doença é por conta dos maus hábitos alimentares.

Alguns dos sintomas é a fraqueza súbita de um lado do corpo, dificuldade para falar e perda de visão. Sendo que as mulheres estão sofrendo mais com essa doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o número de mortes devido Acidente Vascular Cerebral (AVC) cresceu em maior quantidade no sexo feminino, entre 2010 e 2015. Como também o outubro rosa é o mês de conscientização ao câncer de mama, o dia 29 de outubro é o Dia Mundial do AVC relembrando a importância de discutir o assunto. Um dos motivos possíveis para a ocorrência ser mais em mulheres é por conta do ciclo menstrual, pela presença de alguns hormônios que facilitam a coagulação do sangue.

A neurologista do Hospital INC, Kristel Back, destaca que existem dois tipos de picos de incidência da doença entre as mulheres.

Uma pesquisa recente do Ministério da Saúde mostrou que houve uma queda de 11% na taxa de mortalidade por AVC entre as mulheres de 30 a 69 anos. Segundo pesquisadores, esse resultado evidencia que as campanhas de prevenção estão surtindo efeito positivo.

Dessa forma, nos dias 29 e 30 de outubro, a ambulância do INC vai estar em alguns parques de Curitiba com objetivo de conscientizar sobre o AVC. Os médicos e enfermeiros do hospital INC vão estar tirando dúvidas e informando a população sobre a doença.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem