Paraná é o quinto estado brasileiro a realizar transplante de pulmão pelo SUS

 Paraná é o quinto estado brasileiro a realizar transplante de pulmão pelo SUS

Foto: divulgação / Hospital Angelina Caron

 

O Paraná é um dos cinco estados brasileiros com um Hospital credenciado para realizar transplantes de pulmão pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As cirurgias devem começar a partir do mês de abril no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba.

De acordo o chefe do Serviço de Transplante do hospital, João Eduardo Nicoluzzi, uma equipe de Porto Alegre realizará a modalidade do transplante no Paraná. A capital gaúcha foi um dos primeiros lugares a transplantar pulmão. No ano passado, o Hospital Angelina Caron junto ao Ministério da Saúde começou o credenciamento de um grupo de pacientes para fazer a cirurgia.

Até o momento, 11 pacientes foram avaliados para a realização do transplante. Destas 11 pessoas, oito estão sendo preparadas para fazer a operação. Para a realização da cirurgia, geralmente, são selecionados pacientes com casos mais graves. O pré-transplante consiste em um tratamento de recuperação da capacidade pulmonar, além de fisioterapias.

Os riscos de rejeição ou infecções bacterianas podem acontecer de três meses a um ano e meio após a cirurgia. No entanto, passado este tempo, o paciente pode ter uma boa qualidade de vida. De acordo com João Nicoluzzi, diferente de outras cirurgias, o transplante deve ser avaliado pelo médico especialista durante o resto da vida do paciente transplantado.

Os pulmões transplantados podem ser de um doador vivo ou falecido. A compatibilidade do órgão do doador e do receptor é através do tipo sanguíneo. Especialistas dão preferências para pessoas que possuem a caixa torácica do mesmo tamanho, no entanto, não descartam o transplante de uma pessoa adulta para uma criança, por exemplo.

Em 2017, 112 transplantes de pulmão foram realizados no Brasil. Além do Paraná e Porto Alegre, a modalidade de transplante é feita em São Paulo, Bahia e Ceará. Em todo o país, 87% dos transplantes de todos os tipos de órgãos são feitos pelo SUS. O Brasil possui 70 organizações de procura de órgãos e 62 bancos de tecidos; quase 500 hospitais cadastrados; e mais de mil e duzentas equipes especializadas em transplantes.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem