ParanáPolícia

Por imparcialidade, Tribunal transfere para Curitiba julgamento de Jorge Guaranho

Julgamento não tem data para acontecer, segundo TJPR, exposição midiática compromete jurados, no oeste

 Por imparcialidade, Tribunal transfere para Curitiba julgamento de Jorge Guaranho

Foto: reprodução/Facebook

A nova data de julgamento de Jorge Guaranho, réu por matar a tiros o tesoureiro do PT, Marcelo Arruda, deve ser anunciada nos próximos dias. O processo foi transferido para Curitiba, após decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, anunciada nesta quinta-feira (13). Segundo o desembargador relator do caso, Sérgio Luiz Patitucci, a exposição midiática e a comoção gerada pelo caso, contaminam a imparcialidade dos jurados, sendo impossível de ser realizado um julgamento justo em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, cidade onde aconteceu o crime.

Com isso, sete pessoas comuns da capital Paraná devem definir se o ex-policial penal é culpado pelo crime, além da extensão dessa culpa, com o reconhecimento de circunstâncias agravantes ou atenuantes. Para o desembargador, julgar Guaranho na capital do estado pode atenuar os efeitos da polarização política na análise do caso.

LEIA MAIS

O voto do relator foi acompanhado por outros dois desembargadores, resultando em uma decisão unânime. Além da exposição midiática, a participação ativa de Marcelo Arruda, na vida política da cidade, influenciou na determinação pela mudança do local do julgamento. O advogado de Jorge Guaranho, Samir Mattar Assad, aponta que diversas manifestações em homenagem à vítima foram feitas em Foz do Iguaçu, o que segundo ele, também compromete a imparcialidade dos jurados.

Já para o advogado que representa a família da vítima, na condição de assistente da acusação, Daniel Godoy, a influência dos servidores públicos na vida da cidade é algo natural. Segundo ele, esse fato não deveria servir como motivo para impor uma suspeição à toda população de Foz do Iguaçu.

Com o chamado desaforamento, que é justamente a mudança da cidade onde acontece o julgamento, o processo sai de Foz do Iguaçu e vem para Curitiba. Essa remessa dos autos acontece de forma eletrônica, nos próximos dias. O juiz que receber o processo na capital assume o julgamento de forma integral, podendo inclusive, revisar decisões anteriores.

Neste ano, ainda em Foz do Iguaçu, o julgamento Guaranho foi adiado duas vezes. O primeiro, em 4 de abril, após a defesa do ex-policial penal abandonar o plenário do Tribunal do Júri, por não concordar com a condução dos trabalhos pelo juiz presidente. O segundo adiamento aconteceu por determinação do próprio juiz que conduzia o caso em Foz do Iguaçu, Hugo Michelini Júnior, após o pedido de mudança no local de julgamento. A sessão chegou a ser marcada para 2 de maio, mas foi cancelada logo em seguida.

Marcelo Arruda foi morto enquanto comemorava o aniversário de 50 anos com amigos e familiares. A festa tinha como tema o Partido dos Trabalhadores e o presidente Lula. Conforme as investigações, Jorge Guaranho invadiu a comemoração e iniciou uma discussão com a vítima, na sequência foi embora. Cerca de 10 minutos depois, o ex-policial penal retornou ao local armado e disparou contra Marcelo.

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O crime completa dois anos em 9 de julho.  A principal tese do Ministério Público do Paraná é que o crime teve motivação política. Jorge Guaranho é réu por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e perigo comum. Ele está preso desde agosto de 2022, no Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Reportagem: David Musso

Avatar

felipe.lunardi

Travessia da Ilha do Mel deve ter catamarãs; entenda

Travessia da Ilha do Mel deve ter catamarãs; entenda

O governo do Paraná publicou edital para contratar a elaboração de projetos e fabricação

Colégio Eleitoral da UFPR confirma consulta pública e indica reitoria

Colégio Eleitoral da UFPR confirma consulta pública e indica reitoria

Lista tríplice deve ser encaminhada ao presidente Lula, com os nomes dos vencedores da votação

Sábado será de temperaturas amenas e tempo nublado, em Curitiba

Sábado será de temperaturas amenas e tempo nublado, em Curitiba

Apesar da nebulosidade, não há previsão de chuva para a capital no final de semana

Serviços, turismo e indústria paranaense crescem acima da média brasileira

Serviços, turismo e indústria paranaense crescem acima da média brasileira

Os avanços econômicos e sociais do Paraná foram destaque de encontro entre governador e empresários