Sarampo: nova campanha de vacinação mira jovens com até 29 anos

 Sarampo: nova campanha de vacinação mira jovens com até 29 anos

Foto: Jaelson Lucas/ANPr

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na segunda-feira (18). Entre os dias 18 e 30 de novembro, o foco do Ministério da Saúde estará na imunização de jovens com idades entre 20 e 29 anos. Essa parte da população precisa tomar duas doses da vacina para estar devidamente protegido contra a doença. No Paraná, os jovens formam justamente a faixa-etária mais atingida pelo sarampo.

O diretor do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira, explica que a própria rotina da população mais jovem favorece a exposição ao vírus e o coloca em uma posição de risco:

Ele reforça que a vacina é a única forma de prevenir o sarampo. A imunização é fundamental não apenas para o indivíduo, mas também para a coletividade. Para quem não tem certeza se tomou, ou para quem não tem o comprovante das doses, a orientação é procurar as unidades de saúde do município. Se for o caso, a imunização pode ser feita na hora, gratuitamente:

Alcides Oliveira esclarece, ainda, que mesmo quem já tomou a vacina pode precisar de uma dose extra. Com as mudanças do calendário vacinal no decorrer dos anos, parte dos jovens com idades entre 20 e 29 anos tomou a vacina contra o sarampo só uma vez. Agora, essa faixa etária precisa, obrigatoriamente, se imunizar em duas fases:

Os jovens até 29 anos precisam das duas doses. Quem tem a partir de 30 anos é considerado imunizado com apenas uma dose. Independentemente da faixa-etária, a vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente em quase as unidades de saúde. Para acessar a dose, basta comparecer ao posto com a carteira de vacinação — quem não tem, pode fazer uma na hora.

Desde que o sarampo voltou a circular no País, o Paraná já registrou mais de 300 casos da doença. O vírus foi notificado em 20 das 22 regionais de saúde do estado. No entanto, a situação mais preocupante é a da Grande Curitiba, que concentra mais 95% dos casos de sarampo no Paraná.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem