Sarampo retorna ao Paraná depois de 20 anos sem casos confirmados

 Sarampo retorna ao Paraná depois de 20 anos sem casos confirmados

Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Pela primeira vez em 20 anos o Paraná confirma um caso de sarampo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a infecção foi confirmada ontem (7), em uma paciente de 41 anos, moradora de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba.

De acordo com a pasta, a mulher esteve em São Paulo entre os dias 15 e 22 de julho, onde possivelmente contraiu a doença – o estado vizinho vive um surto de sarampo, com mais de 900 casos confirmados. Os sintomas começaram a se manifestar na sexta-feira (2). De acordo com a Secretaria da Saúde, a paciente está isolada e as pessoas que entraram em contato com ela estão sendo tratadas, em um procedimento chamado de “bloqueio vacinal”, para evitar novos contágios.

A médica Acácia Nasr, coordenadora da área de Vigilância Epidemiológica da Sesa, explica que o sarampo é uma doença altamente contagiosa. Por isso a melhor forma de se prevenir é estar com a carteira de vacinação em dia:

Quem não tem certeza se tomou as duas doses da vacina ou perdeu o registro deve procurar novamente os postos de saúde. A vacina é gratuita e há pouquíssimos casos de contraindicação:

O Ministério da Saúde orienta que as pessoas se vacinem com pelo menos 15 dias de antecedência antes de viajarem para locais onde a doença está em circulação, como São Paulo. A medida é especialmente reforçada para bebês a partir de seis meses de idade e o alerta é válido também para quem mora ou se desloca por Campina Grande do Sul.

Pelo calendário regular de vacinação, as duas doses obrigatórias da tetra viral devem ser aplicadas aos 12 e aos 15 meses de idade. A vacina previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem